SEÇÕES

Anvisa pede que PF expulse do Brasil quatro jogadores da Argentina

Eles prestaram informações falsas de que não teriam estado nos últimos 14 dias no Reino Unido.

argentina | Miguel Gutierrez/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse neste domingo, 05 de setembro, que quatro jogadores da Argentina entraram de maneira irregular no Brasil. São eles Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero. Por conta disso, os atletas serão colocados de forma imediata em quarentena e obrigados a deixarem o país.

Sendo assim, os quatro não poderão jogar contra o Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo que acontece na tarde deste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Mentira dos jogadores

Eles prestaram informações falsas de que não teriam estado nos últimos 14 dias no Reino Unido. Estrangeiros vindos do país estão impedidos de entrar no Brasil. Martinez e Buendía entraram em campo pelo Aston Villa contra o Brentford pela Premier League no dia 28 de agosto em Villa Park. Lo Celso e Romero ficaram na reserva em jogo do Tottenham contra Watford no dia 29 de agosto. 

A autoridade sanitária disse em nota que considera que a situação traz "risco sanitário grave" e que notificou a Polícia Federal sobre o caso "a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente." Os atletas devem ser proibidos de entrar em campo neste domingo na partida contra o Brasil pelas Eliminatórias da Copa. Serão colocados em quarentena imediata e, em seguida, devem deixar o país.

Giovani Lo Celso, da Argentina, disputa bola com jogador da Venezuela nas Eliminatórias - Foto: Miguel Gutierrez/Reuters

Os jogadores ingressaram no Brasil pelo aeroporto em voo vindo de Caracas e declararam não ter passagem por Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias. O Brasil restringe desde junho a entrada de estrangeiros vindos desses quatro países em razão da disseminação da variante delta do coronavírus nesses locais.

"Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente", diz a agência em nota.

A Anvisa afirma que orientou às autoridades em saúde de São Paulo a determinarem a imediata quarentena dos jogadores. Segundo a agência, eles "impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro".

Os jogadores chegaram a treinar com o restante da seleção argentina em São Paulo, no Parque São Jorge. A secretaria estadual de Saúde de São Paulo enviou técnicos ao local para apurar a entrada irregular dos atletas no país. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos