Aos 77 anos, morre ex-árbitro Walquir Pimentel vítima de câncer

Foi um dos principais árbitros do futebol carioca nos anos 70 e 80

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-árbitro Walquir Pimentel faleceu nesta terça-feira, aos 77 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Um dos principais juízes do futebol do Rio de Janeiro nos anos 70 e 80, Walquir foi contemporâneo de Arnaldo Cezar Coelho e José Roberto Wright na arbitragem carioca. Ele foi o juiz da famosa partida em que Pelé atuou com a camisa do Flamengo, em um amistoso contra o Atlético-MG em 1979, no Maracanã (vitória do Fla por 5 a 1).

Walquir também foi dirigente do Fluminense no início dos anos 90. Como vice-presidente de futebol do Tricolor, montou o time que ficou conhecido como "bom, bonito e barato". Na época, foi criticado por parte da torcida por várias contratações que não tiveram o retorno esperado em campo. Mas foi na sua gestão que o clube contratou o atacante Ézio, que se tornou ídolo no Tricolor.

Em 1991, o Flu ganhou a Taça Guanabara, mas acabou perdendo o título estadual para o Flamengo na finalíssima.

No ano seguinte, o Fluminense chegou à decisão da Copa do Brasil, mas perdeu o título para o Internacional, com uma derrota por 1 a 0 no Beira-Rio. O gol foi marcado pelo zagueiro Célio Silva em um pênalti muito contestado pelos tricolores. Ex-juiz, Walquir atacou o árbitro José Aparecido de Oliveira.

- Está claro que o José Aparecido apitou a mando do (Rubens) Hoffmeister (presidente da Federação Gaúcha). A gente faz um trabalho sério para acabar sendo roubado escandalosamente na final. Agora eu entendo porque o Neto agrediu este mesmo juiz em São Paulo - disparou Walquir em entrevista ao jornal "O Globo".

Advogado por formação, Walquir era presidente do Arraial do Cabo, clube fundado por ele na Região dos Lagos em 1994. A equipe, atualmente atuando na cidade de Araruama, disputa a Terceira Divisão do Carioca (Série B2).

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota oficial lamentando o falecimento do ex-árbitro.

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) lamenta o falecimento do presidente do CE Arraial do Cabo, Walquir Pimentel, e solidariza com os seus familiares nesse momento de profunda dor.

Walquir tem sua história relacionada ao futebol há décadas. Desde a vida na arbitragem até se tornar dirigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES