Apaixonado por Fórmula 1 constrói réplica no quintal de casa

Manoel Luiz Amaro, morador de Campos, já está no projeto há 10 meses. Construir o carro sempre foi o sonho dele, que têm como ídolos Ayrton Senna e Nelson Piquet.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manoel Luiz Amaro, de 45, morador do distrito de Ururaí, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está realizando o sonho de construir em casa um carro parecido com o da Fórmula 1. Ele acredita que até novembro deste ano o projeto esteja completamente concluído.

O sonho de Manuel surgiu na adolescência, quando ele acompanhava as corridas em casa com o pai. Os ídolos deles são Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Carro no formato de um veículo da Fórmula 1 é contruido em Campos, RJ — Foto: Filipe Barbosa/G1 "Eu os via naqueles carros e imaginava: quero ter parecido com esse", disse. "É o mínimo que posso fazer. Ele é inspiração para todo brasileiro. É o mínimo que posso fazer. Pensou em F1, pensou em Ayrton Senna", contou. E o sonho dele é apoiado pela família. A companheira, Carla Beatriz Assis, contou ao G1 que sempre incentivou ele nos 25 anos de casados.

"O sonho é do Manoel, mas desde o começo estou do lado dele, né", informou Cátia à reportagem.

Miniaturas foram usadas como modelo do projeto — Foto: Filipe Barbosa/G1 

A mãe do Manoel, Maria da Glória Machado, até chegou a apelidar o veículo de "mosquito" por conta da aparência inicial, mas hoje ela fica muito contente com a realização do filho.  "Eu fico até emocionada, pois achei que não daria certo, mas hoje ele está aí", contou.

Manoel pretende finalizar o sonho até novembro — Foto: Filipe Barbosa/G1

Ele disse que o projeto foi iniciado em outubro de 2018, mas a montagem começou em maio deste ano. "Comecei primeiro montando uma pequena oficina e fui comprando as peças, para depois começar a montagem", informou. Para a montagem do carro, Manoel usou peças de três veículos, chapas de alumínio e estruturas de ferro.

O projeto foi feito de um modo que possa ser adaptado de acordo com a evolução dos outros F1.

Mesmo diante das dificuldades, ele busca alternativas para conseguir concluir o objetivo, que é ter um carro bem parecido esteticamente com o da F1. "Usei materiais mais simples e de fácil manuseio pois estou fazendo tudo em minha casa e sem maquinário para certas aplicações no processo de fabricação de peças." A ideia de Manuel é que o veículo esteja pronto em novembro, quando acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES