Após 74 anos, Corinthians volta a enfrentar o Palmeiras em sua casa

O duelo das 16h deste domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o primeiro clássico do estádio de Itaquera

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu em 18 de agosto de 1940 o último dérbi entre Corinthians e Palmeiras no estádio do time alvinegro. Quase 74 anos depois, os rivais estarão frente à frente novamente em solo corintiano. O duelo das 16h deste domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o primeiro clássico do estádio de Itaquera, inaugurado em maio deste ano.

Em 1940, os adversários enfrentaram-se no Alfredo Schürig, a Fazendinha, campo que ainda pertence ao Corinthians, mas que hoje não recebe mais jogos. Os mandantes venceram por 2 a 0 naquela ocasião, pelo Campeonato Paulista, gols de Teleco.

Desde então, receberam o dérbi paulistano outros 13 estádios diferentes pelo Brasil, especialmente no Interior de São Paulo e na própria capital, Morumbi e Pacaembu, principais palcos do dérbi.

Também abrigou o confronto o Parque Antártica, casa palmeirense, que está em reforma e deve ser entregue em agosto, a tempo do clássico do segundo turno do Brasileirão, marcado para 26 de outubro. Palmeiras e Corinthians não jogam lá desde 21 de janeiro de 1976, pela Taça Governador do Estado, empate por 1 a 1, gols de Tião para os visitantes e de Nei para o Alviverde.

Foram disputados 16 dérbis na Fazendinha, com cinco vitórias para cada e seis empates e 43 dérbis no Parque Antártica, com 21 vitórias palmeirenses, 13 corintianas e nove empates.

O retrospecto geral também é pró-Palmeiras, que ganhou 125 vezes e perdeu 120, mais 107 empates, num total de 352 encontros.

Aumentar a vantagem sobre o rival é determinante para o Palmeiras, que não ganha uma partida no Campeonato Brasileiro há cinco rodadas e está na 12ª colocação, com 13 pontos, a quatro da zona de rebaixamento.

O time do técnico argentino Ricardo Gareca até venceu a primeira com a nova equipe, quarta-feira passada, 2 a 0 sobre o Avaí, mas pela Copa do Brasil.

A escalação deste domingo será bem diferente que a da partida em Florianópolis. O zagueiro Lúcio e o volante Eguren, lesionados e o lateral esquerdo William Matheus, negociado com o Toulouse, não estarão à disposição. O volante Josimar e o atacante Mouche disputam uma vaga entre os titulares.

O Corinthians tem 20 pontos, em 3º lugar e só não terá contra o Palmeiras o meia Jadson, suspenso. Renato Augusto deve ganhar a vaga, e o paraguaio Romero, novidade nos 3 a 0 em cima do Bahia, na quarta, pela Copa do Brasil, pode continuar nos 11 iniciais.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)

Data: 27 de julho de 2014, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Romero e Guerrero Técnico: Mano Menezes

PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Tobio, Wellington e Marcelo Oliveira; Renato, Wesley e Felipe Menezes; Mouche (Josimar), Diogo e Henrique Técnico: Ricardo Gareca



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES