Após anunciar demissão, Mano Menezes explica sua saída à diretoria do Flamengo por SMS

Contratado há pouco mais de três meses, o ex-treinador da seleção brasileira trouxe homens de sua confiança ao clube

Mano Menezes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mano Menezes era a engrenagem à beira do gramado de um novo Flamengo e a peça que dava à torcida a certeza de que um grupo fraco tecnicamente não correria o risco de ser rebaixado neste Brasileiro. Contratado há pouco mais de três meses, o ex-treinador da seleção brasileira trouxe homens de sua confiança ao clube, Chicão e André Santos, para que se juntassem a Felipe e Elias, e montasse no rubro-negro a base do time que venceu, pelo Corinthians, a Série B, em 2008, e a Copa do Brasil, em 2009. Na ideia da diretoria rubro-negra, que assumiu no início do ano com um discurso de austeridade financeira, a atual temporada seria o momento de contenção de gastos e de reunir força. E 2014, o ano de lutar por títulos importantes.

Tudo isto pode até seguir de pé, mas sem Mano, que era um trunfo para a atração de grandes jogadores no ano que vem. Ao justificar sua saída pelo fato de não conseguir passar para o grupo o que pensa de futebol, o treinador evidenciou a baixa qualidade do elenco. E ao não entrar em contato com o presidente Eduardo Bandeira de Mello ou com o vice-presidente Wallim Vasconcelos, Mano deixou decepcionada a cúpula do clube. Enquanto o mistério sobre sua saída não é desvendado, sobrarão especulações de que seu futuro é em outro grande clube do futebol brasileiro. Para Wallim, o que machuca é o fato de Mano jamais ter dado sinais de que tomaria a decisão.

? Ele pode ir para qualquer clube. Internacional, Bahia... Não há problema nenhum. Mas, se fosse isso, bastava falar: ?Olha, Wallim, eu recebi a proposta tal e acho que vai ser melhor para mim e para o Flamengo, porque não consegui fazer os jogadores assimilarem minha proposta e tal.? Seria compreensível, eu entenderia. Mas assim, sem conversar, sem olho no olho? Meu modo de ser é assim, olho no olho, falar olho no olho ? afirmou o dirigente ao GLOBO.

Para repor a saída de Mano, o Flamengo observa o mercado e não vê opções do mesmo quilate. Sem clube, Abel Braga afirma ter pouco a ganhar se assumir um time em crise neste ano e pretende voltar a trabalhar só na próxima temporada. Com alta rejeição, a chegada de Celso Roth é improvável. Paulo Autuori é visto como um bom nome, mas, com clubes grandes derrapando no Brasileiro, há indícios de que um troca-troca de treinadores está prestes a acontecer e renovar as opções.

Por ora, Jayme de Almeida assume a equipe. Ex-jogador do clube, ele faz parte da comissão técnica permanente e já dirigiu a equipe uma vez neste Brasileiro. Após a demissão de Jorginho, comandou o Flamengo na primeira vitória na competição: 3 a 0 sobre o Criciúma, em Santa Catarina. Seu próximo desafio é amanhã, contra o lanterna Náutico, na Arena Pernambuco.

? Não há substituto para o Mano. Nós não esperávamos a saída e não tínhamos nada planejado, mas, por sorte, temos uma comissão competente que existe exatamente para situação como essa ? afirmou Bandeira de Mello.

Pelaipe cada vez mais pressionado

Homem responsável pela palavra final no futebol do Flamengo e que, por isso, vem sofrendo pressão de torcedores insatisfeitos com a equipe, Wallim tem esperança de que Jayme repita sucessos do passado, quando ex-jogadores do clube domaram o ambiente de pressão. O Flamengo é 16º colocado, com 26 pontos, e apenas dois pontos na frente do Criciúma, melhor colocado entre os times da zona de rebaixamento.

? O futuro, por enquanto, é o Jayme. Ele vai dirigir o time contra o Náutico. O Flamengo, em outros momentos, teve um treinador com essa liga. Andrade, Carlinhos... Quem sabe? Futebol é resultado. Jayme pode ficar, sim, mas é cedo para dizer isso ? afirmou Wallim.

O vice de futebol foi pego de surpresa com a demissão de Mano, assim como Bandeira de Mello. Os dois foram ao Maracanã, mas, como de costume, não entraram no vestiário. O presidente soube da demissão quando voltava para casa e escutava o rádio no carro. Único dirigente que tomou conhecimento da decisão do treinador antes de ser anunciada, o diretor-executivo Paulo Pelaipe não conseguiu dissuadir o técnico. Alguns jogadores tentaram o mesmo, em vão.

Nos bastidores do clube, a saída de Mano enfraquece Pelaipe, que também tem recebido seguidas críticas da torcida e havia sido insultado no Maracanã, antes mesmo do fim do jogo. Pesa contra o diretor-executivo o fato de ter apostado em Carlos Eduardo, que tem rendimento abaixo da expectativa e é alvo constante de vaias dos torcedores rubro-negros. Apesar disso, o discurso oficial é que Pelaipe segue valorizado.

Na véspera do jogo, Mano concedeu entrevista em que jamais deixou transparecer a intenção de deixar o clube. O técnico falou, inclusive, que já havia iniciado o planejamento para a próxima temporada. Na manhã da partida, ele teve uma conversa de cerca de uma hora com Wallim e Pelaipe. Mais uma vez, falou sobre o futuro, sem dar sinais de que sua passagem chegaria ao fim.

? Pela manhã, no dia do jogo, eu fui ao hotel e conversamos uma hora, eu, ele e Pelaipe. Nada do que falamos indicava que isso aconteceria. Depois, à noite, no intervalo do jogo, eu não estava presente no vestiário, mas soube que ele deu instrução para o time, incentivou os jogadores. Disse para o time ir para cima, fazer mais um gol. Nada indicava que ele tomaria essa decisão ? revelou Wallim sobre o jogo em que o Flamengo terminou o primeiro tempo com vitória parcial por 2 a 1, antes de levar a virada por 4 a 2.

Uma hora depois da partida, Mano dirigiu-se ao encontro dos jornalistas e foi frio ao dar uma declaração ? sem espaço para perguntas ? em que anunciou sua saída. Ontem, ao site UOL, disse que, se ficasse, ?estaria enganando a torcida?, e criticou a estrutura do clube. Nada disso foi mencionado na mensagem de texto que mandou por celular para Wallim cerca de 12 horas após divulgar sua saída. Mais uma vez, o técnico foi frio.

? Liguei seguidas vezes, e ele não retornou nenhuma ligação. Hoje (ontem), recebi um SMS (mensagem de texto) dele, e foi nosso único contato. Eu estava no Ninho do Urubu, de manhã, e recebi a mensagem. Ele agradeceu a confiança, se desculpou e disse que esperava que entendêssemos no futuro ? contou Wallim ao GLOBO.

Ex-técnico pagará cerca de R$ 1 milhão

Com a rescisão unilateral, Mano será obrigado por contrato a pagar uma multa no valor de dois salários, ou quase R$ 1 milhão. Acostumado a contrair dívidas com seus antigos treinadores, esta talvez seja a maior novidade trazida pela diretoria que prometia novos ares ao departamento de futebol. Mano é o terceiro técnico a deixar o clube na atual temporada. Contratado na gestão anterior, Dorival Júnior foi demitido em maio. A justificativa era de que o salário do técnico teria um reajuste acima do que o rubro-negro poderia pagar.

Sem Dorival, o clube apostou em Jorginho. Ex-jogador identificado com o clube, ele ficou menos de um mês e foi demitido sem vencer uma única partida em quatro jogos pelo Brasileiro. Foi substituído por Mano na paralisação do campeonato, durante a Copa das Confederações., em junho. Técnico do último título Brasileiro, em 2009, Andrade lamentou a saída de Mano e pediu um treinador que tenha ligação com o Flamengo.

? Pessoas que conhecem o Flamengo têm grande vantagem. Muitos treinadores com experiência e grande currículo não conseguiram resultado quando passaram pelo Flamengo. O caminho é ter alguém que sabe e conhece bem o clube ? indicou Andrade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES