Após pressão da Justiça, CBF explica ausência da camisa 24

Entidade afirmou que Douglas Luiz não usou a numeração por posicionamento tático e escolha pessoal

Avalie a matéria:
Futebol | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CBF cumpriu decisão judicial solicitada por um grupo LGBTQIA+, que pediu que a entidade explicasse o motivo de não ter um camisa 24, mesmo contando com 24 jogadores em numeração ordinal, do 1 ao 23, pulando o 24, e com o meia Douglas Luiz usando a 25. A CBF afirmou que a decisão foi por opção tática e de escolha pessoal do jogador

"(A decisão foi tomada) em razão de sua posição (meio campo) e por mera liberalidade optou-se pelo número 25", disse, em trecho da resposta enviada à Justiça."Como poderia ter sido 24, 26, 27 ou 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado: em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio campo, e mais alta para os atacantes ", completou.

Jogador Douglas Luiz (Foto: Lance)

A resposta diz ainda que a CBF convocou 23 jogadores inicialmente, cumprindo as restrições sanitárias por causa da covid-19, e que o jogador foi convocado posteriormente.

"Como a CBF vem cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários e não apresentou casos de contaminação, a Comissão Técnica sentiu-se confortável em convocar apenas mais um jogador, além dos 23 (vinte e três) inicialmente inscritos", concluiu.

A ação foi apresentada pela ONG Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT, que fez questionamentos a serem respondidos. A coletivo LGBTQIA+ apontou o preconceito com o número 24 causado pela associação ao animal veado no jogo do bicho como um possível motivo.

"O fato da numeração da seleção brasileira pular o número 24, considerando a conotação histórico cultural que envolta esse número de associação aos gays, deve ser entendido como uma clara ofensa a comunidade LGBTI+ e como uma atitude homofóbica", diz o grupo na petição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES