Aposentadoria de Simon abre corrida para três árbitros

Héber Roberto Lopes, Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme estão pré-selecionados pela Fifa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aposentadoria do árbitro Carlos Eugênio Simon deu início a uma corrida pela sucessão dele em Copas do Mundo. O gaúcho atuou nos Mundiais de 2002, 2006 e 2010, mas completou 45 anos no dia 3 de setembro e por isso foi jubilado pela Fifa. Para substituí-lo, o organismo que gerencia o futebol mundial selecionou três árbitros dos dez que compõem o quadro da Fifa no Brasil. A intenção é escolher dois para atuar na Copa 2014, já que o país-sede tem direito a duas vagas na arbitragem. Concorrem os paulistas Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme e o paranaense Héber Roberto Lopes.

Os três têm prioridade da Conmebol para atuar em partidas internacionais e atuaram em vários jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Agora, estão na expectativa de que um deles seja escolhido para arbitrar do Mundial de Clubes deste ano, em Abu Dhabi. No entanto, nos bastidores da arbitragem, comenta-se que o trio brasileiro não tem chance. O colombiano Oscar Ruiz e o argentino Héctor Baldassi seriam os mais cotados para disputar a vaga sul-americana no torneio, que vai de 8 a 18 de dezembro.

Caso o trio brasileiro perca a vaga, desperdiçará uma chance enorme de acumular pontos junto à Fifa. Afinal, experiência internacional é tudo para se chegar a uma Copa do Mundo. ?O aproveitamento internacional é o caminho para se chegar a uma Copa. Não tem outro. A Fifa não reconhece performance nos campeonatos nacionais. O árbitro pode ser o melhor de seu país, mas se ele não tiver um lastro muito bom nos jogos internacionais, a Fifa não o levará em consideração?, diz o diretor de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Vítor de Oliveira.

Além do desempenho internacional, os pré-selecionados precisam comprovar também o alto rendimento físico. Semestralmente, eles são submetidos a rigorosos testes. O mais recente ocorreu em agosto, na Argentina. Outro árbitro brasileiro que estava cotado para estar entre os pré-selecionados da Fifa caiu exatamente por causa da preparação física. Era o gaúcho Leonardo Gaciba, que recentemente, aos 39 anos, anunciou a aposentaria por recorrentes reprovações em testes de condicionamento. Para evitar seguir a trilha de Gaciba, Héber Roberto Lopes, Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme terão de suar muito até 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES