Argentina ainda tem chances para Copa

atemático Tristão Garcia faz as contas, mas confessa que é difícil fazer previsão no confronto com Uruguai

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para garantir a classificação direta para a Copa do Mundo de 2010, a Argentina precisa vencer ou empatar com o Uruguai na quarta-feira, em Montevidéu. Mas, pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, é a Celeste quem tem mais chances de ficar com a quarta posição das eliminatórias sul-americanas: 58% contra 42% do time de Diego Maradona. A Argentina tem 25 pontos, um a mais que os uruguaios.

O Equador é o sexto, com 23, e pega o classificado Chile em Santiago, na quarta. Para ficar fora da Copa do Mundo, a seleção de Maradona tem que perder e os equatorianos têm que vencer os chilenos. Assim, os argentinos não entram nem na repescagem; - A Argentina tem um mau retrospecto fora de casa. Só uma vitória (2 a 0 na Venezuela), cinco derrotas e dois empates. Já o Uruguai só perdeu uma no Centenário, para o Brasil, e venceu quatro. Por isso, a Celeste tem uma pequena vantagem. Mas é difícil fazer previsão em um jogo assim, sabemos que tudo pode acontecer. Se fizesse uma análise fria, só de números, seria 67% para a Argentina, pois joga por dois resultados, e 33% para o Uruguai, que só tem que vencer. Os números mostram um equilíbrio grande. A conclusão que eu chego é que é improvável que a Argentina fique fora da Copa, como todo mundo achava que iria acontecer – afirmou Tristão.

Com um empate, a seleção de Maradona só ficaria fora se o Equador vencer o Chile por seis gols de diferença, uma tarefa quase impossível. Principalmente após a derrota em casa para o Uruguai com gol no último minuto. A vitória heróica de 2 a 1, nos acréscimos, deixou Maradona mais confiante para a classificação. - As chances de classificação estão intactas. Se fizéssemos cinco gols estaríamos mais tranquilos, mas só tivemos um de diferença na vitória contra os peruanos – disse o treinador. Segundo Tristão, a Argentina só tem 13% de chances de ficar fora da Copa, sem repescagem.

O Uruguai só pode pensar em vitória, pois empate e derrota deixaram a Celeste na dependência do resultado do Equador, que também não pode deixar o triunfo escapar para seguir com chances de repescagem (22%). As partidas Uruguai x Argentina e Chile x Equador estão marcadas para o mesmo horário, 20h (de Brasília). Três seleções sul-americanas já estão garantidas na Copa do Mundo: Brasil, Paraguai e Chile. Na quarta, a decisão final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES