Ativistas LGBTs pedem que MP-SP faça Neymar voltar da França

Jogador é alvo de investigações de homofobia

| Imagem: Mark Robinson/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agripino Magalhães e ativistas da ONG LGBT+ denunciam Neymar ao Ministério Público de São Paulo por homofobia, pediu hoje que o órgão providencie a condução à força do jogador, que está em Paris, para depor no Brasil, e peça à Justiça o bloqueio de seu jato particular para pagar uma eventual indenização de até R$ 2 milhões à comunidade lgbtqia+ no país. O pedido ainda não foi analisado - caso seja aceito, o MP precisa pedir autorização judicial para execução das medidas. As informações são do UOL.

Magalhães protocolou uma denúncia ao órgão depois do vazamento de um áudio no qual Neymar e alguns amigos proferiam uma série de ofensas homofóbicas a Tiago Ramos, então namorado de Nadine Gonçalves, mãe do atleta. Na gravação, chegavam a falar em matá-lo e inserir um cabo de vassoura em seu ânus. "Vamos matar, enfiar um cabo de vassoura no c* dele", fala um deles.

Neymar está em Paris. Imagem: Mark Robinson/Getty Images 

No processo, onde é representado pelo advogado Angelo Carbone, Agripino Magalhães relatou estar recebendo ameaças de morte desde que fez a denúncia. O UOL Esporte teve acesso a algumas delas, que aconteceram através de perfis em redes sociais e por telefone. Os representantes do ativista afirmam que algumas delas parecem partir da França, com os autores apresentando sotaque francês e dificuldades para se expressarem em português. Diante dos relatos, o MP pediu que sejam estudadas eventuais providências para preservar a segurança do autor da denúncia.

Além de uma indenização milionária a ser revertida para instituições de representação do público lgbtqia+, Magalhães pede que o MP-SP denuncie Neymar e seus amigos pelos crimes de homofobia e formação de quadrilha. A denúncia ainda acusa o jogador de, enquanto formador de opinião, incitar violência contra homossexuais em um país onde eles são sistematicamente vítimas de crime. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação de Neymar, que não comentou o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES