Atleta do Quirguistão é 1º medalhista desqualificado por doping

Tribunal explica que Artykov foi flagrado no doping

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Izzat Artykov, halterofilista do Quirguistão, é o primeiro medalhista da Rio-2016 a ser desqualificado por doping. Ele tinha sido bronze na categoria até 69 kg, mas nesta quinta-feira (18) o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) lhe tirou do pódio devido a um teste positivo para a estricnina.

Em comunicado oficial, o Tribunal explica que Artykov foi flagrado no doping na final do levantamento de peso. Sua medalha foi retirada, e ele foi desclassificado da Rio-2016.

A responsabilidade pela punição do atleta para além da exclusão dos Jogos Olímpicos de 2016 cabe à Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), assim como sua realocação no ranking da modalidade. Já a transferência da medalha se dá em conjunto entre a IWF e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Esta é a primeira vez que uma edição das Olimpíadas tem o CAS como encarregado de casos de doping. O Tribunal inclusive foi temporariamente transferido para o Rio de Janeiro para dar agilidade aos julgamentos.

Izzat Artykov disputou a final no último dia 9 e só sentiu o gosto de ser medalhista olímpico por apenas nove dias. Esta tinha sido a única medalha do Quirguistão na Rio-2016. Quem acaba beneficiado pela decisão é o colombiano Luis Javier Mosquera Lozano, que tinha sido quarto colocado na categoria até 69 kg e por isso herda a medalha de Artykov.

Veneno de rato como tônico muscular

A estricnina é usada como pesticida, pricipalmente para matar ratos, e é proibida em diversos países devido a sua alta toxicidade. Em doses menores, a substância pode ter efeito de tônico muscular.

O uso de estricnina era comum nas primeiras edições da era moderna dos Jogos Olímpicos, quando corredores tomavam injeções para obter melhor rendimento, mas caiu em desuso e atualmente a substância é raramente encontrada no corpo de atletas. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES