Atleta francês cita Alemanha nazista ao atacar torcida brasileira

Lavillenie reclamou muito do comportamento da torcida.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o brasileiro Thiago Braz fazia história e comemorava a medalha de ouro no salto com vara, o francês Renaud Lavillenie, prata na competição, procurava um motivo que justificasse não ter conseguido saltar o sarrafo a 6,08m. E encontrou: o público no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

Pouco após a prova, Lavillenie reclamou muito do comportamento da torcida, que o vaiou, e chegou a comparar a situação com a vivida por Jesse Owens, nas Olimpíadas da Alemanha nazista em 1936. Na ocasião, o negro norte-americano competiu em diversas provas do atletismo sob os olhares de Hitler no Estádio Olímpico de Berlim. Mas venceu, levando o ouro nos 100 e 200 metros rasos, no revezamento 4x100 metros e no salto em distância.

"Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Não víamos algo assim desde então. Temos que lidar com isso - disse Lavillenie em infeliz declaração à imprensa. O francês, depois, reconheceu que a comparação foi exagerada, mas manteve o tom crítico nas declarações em relação à torcida. Para ele, faltou espírito olímpico ao público.

"É a primeira vez que vejo esse tipo de público. Eu já competi em muitos, muitos campeonatos, em muitos países e é a primeira vez que todo mundo está não só contra mim, mas contra todos os saltadores, exceto o brasileiro. Isso (as vaias) são por futebol, não pro atletismo. Não há respeito. Não há fair play. É uma vergonha! Se não temos respeito nas Olimpíadas, onde vamos ter? Foi uma péssima imagem para as Olimpíadas. Eu não fiz nada para os brasileiros. Estou muito, muito triste e desapontado com o público brasileiro que estava no estádio hoje (segunda, 15)", reclamou o francês. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES