Atletas cubanos são deportados, diz PF

Atletas cubanos são deportados, diz PF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dois boxeadores cubanos Guillermo Rigoundeaux, de 26 anos, e Erislandy Lara, de 24 anos, que abandonaram a delega??o do seu pa?s durante o Pan 2007, foram deportados na noite de s?bado (4).

Segundo o delegado da Pol?cia Federal do Rio, Fel?cio Later?a, as despesas da viagem foram pagas pelo governo cubano. Os documentos dos atletas foram entregues pelo Consulado de Cuba, em S?o Paulo.

Ainda de acordo com o delegado, os atletas partiram do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no sub?rbio do Rio, ?s 21h de s?bado. Os boxeadores foram encontrados pela pol?cia em Araruama, na Regi?o dos Lagos.

"Eles est?o sem documentos. Essa j? ? causa suficiente para serem deportados", contou Later?a.

Na sexta-feira (3), o Minist?rio P?blico Federal abriu inqu?rito para investigar se houve ind?cios de crime contra os pugilistas cubanos.

O delegado explicou que foi solicitado ao governo cubano para que adquirisse as passagens de volta, e providenciasse os passaportes dos atletas.

Caso o governo cubano n?o arcasse com as despesas de viagem, o delegado disse que o governo federal poderia assumir os custos.

Atletas estavam em Araruama

Os dois atletas estavam hospedados em um hotel na Regi?o Metropolitana do Rio desde a madrugada desta sexta-feira (3). Eles foram encontrados na quinta-feira (2), na Praia Seca, em Araruama, na Regi?o dos Lagos do Rio, gra?as a um trabalho de intelig?ncia da Secretaria Nacional de Seguran?a P?blica.

Como estavam em situa??o ilegal, os lutadores de boxe Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux estavam sob liberdade vigiada. Por quest?o de seguran?a, o endere?o do hotel n?o foi divulgado. As informa?es foram passadas pelo delegado Later?a.

Eles foram encontrados pela PM em Araruama e levados para o batalh?o da Pol?cia Militar de Cabo Frio. Os atletas estavam sem passaporte porque o documento ficou em poder da chefia da delega??o cubana que participou do Pan.

Os lutadores de boxe, que eram favoritos ? medalha de ouro antes de disputar as semi-finais, e eram considerados desaparecidos pelo governo brasileiro.

No depoimento ? Pol?cia Federal em Niter?i, eles contaram que deixaram a Vila Pan -americana em companhia de dois empres?rios: um alem?o e outro cubano que prometeram lev?-los para a Europa onde fariam carreira como lutadores profissionais.

Os atletas disseram que, depois disso, foram mantidos incomunic?veis. Eles falaram que est?o arrependidos e querem voltar pra casa. Os boxeadores recusaram a assist?ncia de advogados que foram at? a delegacia em nome dos empres?rios. Os advogados se negaram a ir embora e foram autuados por desacato e desobedi?ncia.

Procura

A procura come?ou na segunda-feira (30) depois que a Secretaria Nacional de Seguran?a P?blica informou ? policia de Cabo Frio que Lara e Rigondeaux estariam na Regi?o dos Lagos. A partir das fotos distribu?das aos policiais e informa?es sobre as caracter?sticas f?sicas, como os dentes de ouro de Rigondeaux, os policiais chegaram aos atletas.

foram deportados, na noite de s?bado (4). Eles embarcaram num v?o fretado pelo governo de Cuba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES