Atlético-MG x Cruzeiro: PM proíbe entrada de material provocativo

Galo promete acionar Ministério Público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O único clássico garantido entre Atlético-MG e Cruzeiro será com mando do Galo e 90% da torcida alvinegra no Mineirão e já começou com polêmica. Em reunião na sede da Federação Mineira de Futebol, reunindo representantes dos rivais, da FMF e do poder público, f cou definido que o confronto em 7 de março (sábado), às 19h, terá até 10% dos ingressos totais. Além disso, a Polícia Militar vetou a entrada de materiais provocativos na partida. Informações do site GloboEsportes.com

O ponto mais chamativo da Ata da reunião está com a Polícia Militar. A PMMG ordenou, em documento, que não permitirá o acesso de torcedores do Galo com qualquer material com a "letra B", que seria alusão ao rebaixamento do rival Cruzeiro, o que, na ótica da PM, poderia "acirrar os ânimos". Além disso, está proibido que as torcidas não entoem cânticos e vídeos provocativos no sistema de áudio no Mineirão.

Diante desta determinação, o Atlético-MG se mostrou contra, afirmando que não é função do poder público cercear manifestação da torcida. Assim, o clube promete reverter a decisão via Ministério Público. O vice-presidente do Atlético-MG, Lásaro Cândido Cunha, confirmou a informação ao publicar uma mensagem no Twitter. Ele definiu a determinação como "censura absurda". Na reunião, representantes do Atlético não quiseram se pronunciar.

Em entrevista após a reunião, o superintendente administrativo do Cruzeiro, Benecy Queiroz, se mostrou favorável à determinação da Polícia Militar de proibir a entrada dos materiais.

- Acho que é uma questão de segurança, e como a PM é responsável por isso, ela determinou isso. E temos que parabenizar a ação da PM, para que todos que irão ao estádio, ver um grande espetáculo, tenham segurança.

Já a Polícia Militar, por meio do Major Felipe, orientou os torcedores a tomarem outras medidas antes do clássico. O representante da PMMG preferiu não aprofundar sobre a questão dos "artefatos proibidos".

- Esses materiais (provocativos) foram citados na Ata da Federação. Quem tiver interesse pode acessar no site da FMF. A recomendação da Polícia Militar é que o torcedor vá tranquilo para o estádio e evite o uso excessivo de bebida alcoólica. Chegue mais cedo ao estádio, evite trocar ofensas com outros torcedores - disse o Major.

A previsão de público é de 60 mil torcedores. Com isso, o Cruzeiro terá direito a 6.005 ingressos no máximo. O clube azul e branco terá 24 horas para pagar os valores dos pouco mais de seis mil ingressos. A partir do momento do pagamento, o clube alvinegro terá 24 horas de prazo para disponibilizar os ingressos.

A torcida cruzeirense terá acesso ao estádio pela rampa de integração do Mineirinho com o Mineirão. Os setores ocupados pela torcida, segundo a ata, serão o Superior Roxo (Oeste - portões B, 310, 311 e 312), Superior Amarelo (Sul - portões 313 e 314) e Inferior Amarelo (Sul - portões 112, 113 e 114)

Outras medidas

Proibição das entradas das torcidas organizadas do Cruzeiro, Máfia Azul e Pavilhão Independente.

Todas as organizadas, dos dois clubes, estão proibidas de entrar com mastros, bandeiras, faixas e instrumentos.

O Atlético também solicitou que não haja entrada, nos camarotes, de torcedores com a camisa do Cruzeiro, nem de outros clubes da Série A e B do Brasileiro. A Minas Arena informou que não adotará a medida.

O clube alvinegro também disponibilizará dois camarotes, com capacidade de 18 lugares cada um e mais 100 ingressos do setor roxo superior.

Não será permitida a presença do "mascote humanizado" do Cruzeiro.

Clássico inédito

Será a primeira vez, desde a reinauguração do Gigante da Pampulha - em fevereiro de 2013 - que o Atlético mandará um clássico contra o Cruzeiro por lá. Com os dois clubes em campanha ruim no Estadual (Atlético é o quinto com 12 pontos, e o Cruzeiro está em quarto com 14), o duelo corre o risco de ser o único encontro de ambos em 2020, uma vez que, se algum dos dois ficar fora das semifinais do Mineiro, não haverá outro clássico, já que o Galo está na Série A, e o Cruzeiro disputará a Série B.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES