Avaí vence Brasiliense na Ressacada e garante vaga na Série A do Brasileirão

Com um gol aos 36 do segundo tempo, equipe catarinense chega aos 66 pontos

Avaí vence Brasiliense na Ressacada e garante vaga na Série A de 2009 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram 29 anos de espera, mas a torcida do Ava? finalmente pode comemorar: o time est? de volta ? S?rie A do Campeonato Brasileiro. Em um jogo sofrido no est?dio da Ressacada, em Florian?polis, a equipe venceu o Brasiliense por 1 a 0, gol de Evando, aos 36 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o time chegou aos 66 pontos e j? garantiu, no m?nimo, a quarta posi??o na S?rie B. O Corinthians, l?der com 76 pontos, assegurou por antecipa??o o t?tulo e, por conseq??ncia, o retorno ? elite. O Brasiliense, por sua vez, tem 43 pontos e segue amea?ado pelo rebaixamento.

A comemora??o do time catarinense come?ou t?o logo o ?rbitro encerrou a partida. E no gramado logo surgiu a figura do torcedor mais ilustre do Ava?: Guga. Em campo, o ?dolo brasileiro simbolizava o del?rio da torcida, que fazia sua festa na arquibancada. Euf?rico, o tricampe?o de Roland Garros foi jogado para o alto pelos atletas e comiss?o t?cnica da equipe. Em 2009, o ex-tenista ter? a chance de ver pela primeira vez seu time de cora??o na Primeira Divis?o. Afinal, ele tinha apenas tr?s anos de idade em 1979, quando da ?ltima participa??o do clube na S?rie A.

O Jogo

Precisando vencer para selar definitivamente a vaga, o Ava? animou sua torcida logo no in?cio. Com 17 segundos de jogo, o goleiro Guto teve que trabalhar para evitar o gol de William. Empurrado pelo apoio de seu torcedor, a press?o do time da casa se intensificou. Aos quatro, Valber bateu falta da direita, Evando se antecipou ? zaga e cabeceou por cima do gol.

O Brasiliense pouco amea?ou na primeira etapa. A melhor chance do time candango veio com 14 minutos, em chute de fora da ?rea de J?bson. Eduardo Martini espalmou para o lado. Guto voltou a trabalhar aos 19 minutos. Da entrada da ?rea, Valber bateu prensado com a zaga. William partiu para cima da bola e chegou antes do goleiro, que, no entanto, abafou a finaliza??o do atacante.

A chuva, presen?a constante nos ?ltimos jogos do Ava?, desta vez n?o compareceu. Assim, o Le?o tocava melhor a bola e pressionava o rival. Aos 29, quase saiu o grito de gol t?o esperado na Ressacada. Evando foi lan?ado na ?rea e deu um toque sutil por cima de Guto. Bida mostrou recupera??o e tirou a bola em cima da linha.

Times caem de produ??o, Ava? sobe de divis?o

No segundo tempo, apesar de a torcida do Ava? n?o parar de apoiar, o time catarinense caiu de produ??o. Ap?ticos, os homens de frente "aceitavam" a marca??o do Brasiliense. A monotonia tomou conta do jogo, pois o Jacar? tamb?m n?o chegava ao gol advers?rio com perigo. Mas o panorama mudou, com os visitantes crescendo e amea?ando a meta catarinense por tr?s vezes. Na primeira, J?bson bateu cruzado e obrigou Eduardo Martini a esticar o bra?o para colocar a bola pela linha de fundo, aos 23. Na cobran?a do escanteio, Ailson cabeceou duas vezes, e em ambas parou no goleiro do Ava?.

A tens?o aumentou com o passar do tempo, mas os torcedores do Ava? n?o pararam de incentivar. Quando parecia que o jogo ficaria mesmo no empate, o Le?o chegou ao gol. Evando recebeu na esquerda, puxou para o p? direito e bateu de fora da ?rea. A bola desviou em F?bio Braz e entrou por baixo das pernas de Guto. Foi a senha para a torcida entrar em del?rio, apenas ? espera do apito final que garantiu o retorno do time ? elite do futebol brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES