Bahia freia boa fase do Fluminense e vence a 1ª com Joel Santana

Melhor no início da etapa inicial, a equipe da casa inaugurou o marcador com o atacante Souza. No que foi o único gol dos primeiros 45 minutos

Avalie a matéria:
Souza (à dir.) anotou dois gols na partida deste domingo | Angelo Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jogando no Estádio de Pituaçu, o Bahia superou o embalado Fluminense por 3 a 0, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deixou a zona de rebaixamento da competição. A partida deste domingo também marcou o primeiro triunfo de Joel Santana no comando do time baiano (antes havia perdido para Grêmio e Atlético-MG) e o fim da sequência de quatro vitórias consecutivas do Fluminense.

Com o resultado, o Bahia chega a 27 pontos e sobe para a 16ª colocação na tabela. Já os cariocas estacionam nos 37 pontos e ficam no quinto lugar.

Melhor no início da etapa inicial, a equipe da casa inaugurou o marcador com o atacante Souza. No que foi o único gol dos primeiros 45 minutos. Na volta para o segundo tempo, os baianos se postaram bem em campo e, mesmo jogando de forma mais cautelosa, souberam aproveitar para consolidar a vitória. Gum (contra) e Souza, de pênalti, definiram o placar do confronto.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Bahia voltará a jogar no Pituaçu. A equipe tricolor receberá o Atlético-PR às 20h30 da próxima quarta-feira. No mesmo dia e horário, o Fluminense enfrentará o Avaí, no Engenhão.

O jogo

Precisando da vitória para deixar a zona de rebaixamento, o Bahia tomou a iniciativa assim que a partida começou. Logo aos 2min, Souza arriscou de fora da área e Diego Cavalieri espalmou pela linha de fundo.

Melhor em campo, o time mandante se lançava ao campo de ataque, porém não criava muitas chances claras de gol. Já os visitantes mal assustavam o adversário. Aos 18min, Fred cruzou para Ciro, que desviou de leve e Marcelo Lomba fez a defesa. No minuto seguinte, a equipe tricolor respondeu: Jones chutou cruzado da direita e Diego Cavalieri segurou.

Conforme o tempo passava, o Bahia seguia sendo mais perigoso no duelo. Assim, aos 27min, abriu o marcador. Marcos pedalou, deixou seu marcador no chão e concluiu para a defesa de Diego Cavalieri, que deu rebote. Souza, na pequena área, só teve o trabalho de mandar para as redes fazer a festa da torcida no Pituaçu.

Atrás no marcador, o Fluminense sentiu o gol e, embora buscasse sair mais para o jogo, assustou pouco o adversário. Já o Bahia diminuiu um pouco o ritmo e já não era tão perigoso quanto antes. A alternativa para os dois times foi a insistência em lançamentos para a área, que não resultavam em gol. Dessa forma, o duelo foi para o intervalo com o placar de 1 a 0.

Após um primeiro tempo com poucas emoções, os técnicos das duas equipes tentando mudar o panorama do jogo. No Bahia, Joel Santana colocou Lulinha na vaga de Carlos Alberto. Já Abel Braga lançou Fernando Bob e Martinuccio nos lugares de Rodrigo e Ciro.

O Fluminense voltou para o segundo tempo mais ofensivo e buscava pressionar os mandantes, que, por sua vez, tentavam cadenciar o jogo. Aos 10min, Marquinho cobrou escanteio curto, Lanzini arriscou da esquerda e Marcelo Lomba espalmou. No rebote, a zaga da equipe baiana mandou pela linha de fundo.

No entanto, quando os cariocas eram melhores na partida, o Bahia ampliou a vantagem. Aos 14min, Marcos avançou pela direita, fez o cruzamento e Gum acabou tocando contra as próprias redes, enganando Diego Cavalieri.

Vendo sua situação ficar mais complicada, os cariocas seguiam no campo de ataque. Aos 17min, Carlinhos cruzou para Fred, o atacante chutou mascado e Marcelo Lomba defendeu. Porém, oito minutos depois, os mandantes consolidaram a vitória. Lulinha invadiu a área, foi derrubado por Gum e o árbitro assinalou a penalidade. O zagueiro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Na cobrança, Souza deslocou Diego Cavalieri e anotou seu segundo gol na partida.

Pouco organizado e com dificuldades na armação de jogadas, o Fluminense não ofereceu mais perigo ao Bahia, que ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada, aos 38min, quando Souza exigiu boa defesa de Diego Cavalieri. Tocando a bola com calma, os mandantes só esperaram até o apito final.

Ficha técnica

BAHIA 3 X 0 FLUMINENSE

Gols

BAHIA:

Souza, aos 27min do 1º tempo e aos 26min do 2º tempo, e Gum (contra), aos 14min do 2º tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Helder e Carlos Alberto (Lulinha) (Camacho); Jones (Diego Jussani) e Souza

Treinador: Joel Santana

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rodrigo (Fernando Bob), Marquinho e Lanzini (Rafael Moura); Ciro (Martinuccio) e Fred

Treinador: Abel Braga

Cartões amarelos

BAHIA: Marcos, Diego Jussani e Souza

FLUMINENSE: Gum, Fernando Bob e Fred

Cartões vermelhos

FLUMINENSE: Gum

Árbitro

Heber Roberto Lopes(PR)

Local

Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES