Banco resolve, Flamengo impõe 3ª derrota seguida ao São Paulo e é 2º

Muito criticado pelas escolhas táticas, o técnico Vanderlei Luxemburgo brilhou nesta quarta-feira.

Flamengo de Ronaldinho derrotou o São Paulo e assumiu a vice-liderança do Brasileiro | VIPCOMM/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um início irregular devido ao excesso de empates, o invicto Flamengo assumiu de forma provisória a segunda colocação do Campeonato Brasileira. Nesta quarta-feira, a equipe derrotou o São Paulo por 1 a 0, no Estádio do Engenhão, e assumiu a posição do rival. O argentino Bottinelli marcou o gol do triunfo, aos 26min do segundo tempo.

Muito criticado pelas escolhas táticas, o técnico Vanderlei Luxemburgo brilhou nesta quarta-feira, no Engenhão. No segundo tempo, o treinador colocou em campo Negueba e Bottinelli, autores da jogada do gol que deu a vitória ao time rubro-negro.

Depois de 10 bons primeiros minutos de partida, o São Paulo foi dominado pelo adversário e deixa o Engenhão com a terceira derrota consecutiva e na terceira posição do Brasileiro, com 15 pontos. O líder é o Corinthians, com 19 pontos. O Flamengo vem na sequência com 16, mas pode ser ultrapassado por Palmeiras e Botafogo, que jogam na quinta-feira pelo Brasileiro.

O São Paulo retorna a campo no sábado para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30 (de Brasília), no Estádio do Morumbi. No dia seguinte, o Flamengo volta a jogar no Engenhão, às 16h (de Brasília), no clássico contra o Fluminense.

O jogo

Apesar da crise que se instalou no clube com as derrotas para Botafogo e Corinthians, o São Paulo começou com iniciativa e melhor a partida no Engenhão. Logo aos 5min, Dagoberto cobrou falta e Felipe não conseguiu segurar, rebatando para o meio da área. A resposta aconteceu com um belo finalização de Thiago Neves de fora da área, cinco minutos depois.

Armada para jogar no contra-ataque, a equipe do São Paulo logo viu o time mandante assumir o comando da partida. Aos 14min, Ronaldinho dominou perto da área e alçou para Deivid. O centroavante desviou de cabeça e Thiago Neves bateu com estilo, praticamente de voleio. Apesar da bela finalização do meia, a bola saiu por cima do gol de Rogério Ceni.

Com Ronaldinho caindo pelo lado esquerdo, o Flamengo passou a criar grandes oportunidades pelo setor. Mas a equipe rubro-negra causou perigo com bola parada, aos 20min. Ronaldinho cobrou escanteio fechado na primeira trave. A bola passou direto pela confusão e bateu na trave, assustando Rogério Ceni.

Mais uma vez pelo setor e em bola parada, o Fla voltou a causar calafrios na defesa são-paulina. Aos 25min, Ronaldinho cobrou falta direto para o gol e Rogério Ceni espalmou. A equipe aproveitou o contra-ataque e conseguiu chegar novamente ao ataque. Fernandinho recebeu lançamento, mas chutou por cima da meta defendida por Felipe.

A pressão do time carioca aumentou e Ronaldinho desperdiçou boa chance por preciosismo. Léo Moura roubou bola no ataque e serviu o camisa 10. O meia entrou na área, mas tentou cortar para o pé esquerdo e acabou finalizando em cima da marcação. Quatro minutos depois, Junior Cesar recebeu passe na cara do gol e arrematou para defesa de Rogério Ceni.

Mesmo com o Flamengo melhor a partida foi para o intervalo em igualdade. E assim como terminou a primeira metade, a equipe carioca voltou melhor para a etapa final e desperdiçou boa oportunidade com menos de 30s. Após chutão da defesa, Ronaldinho dominou a bola dentro da área e tentou tirar de Rogério Ceni na finalização, mas o arremate bateu na rede pelo lado de fora.

A partida começou mais pegada na etapa final e Juan, do São Paulo, e Aírton, do Flamengo, receberam cartão amarelo nos primeiros minutos. Porém, o árbitro Márcio Chagas da Silva teve trabalho aos 5min. Ronaldinho foi derrubado dentro da área por Wellington. Mas como o camisa 10 demorou muito para cair, o juiz mandou o lance seguir.

Encontrando espaços na defesa são-paulina e com o apoio dos torcedores no Engenhão, o Fla aumentou a pressão. Aos 8min, Deivid tabelou com Léo Moura pelo lado direito do ataque e saiu nas costas da defesa. O camisa 9 chutou cruzado e Rogério Ceni defendeu de forma segura no centro do gol.

A pressão aumentou e o São Paulo conseguiu se safar por duas vezes aos 12min. Aós cruzamento da esquerda, Ronaldo Angelim cabeceou e Rogério Ceni fez grande defesa. O rebote sobrou para o Flamengo e Renato dominou para tocar para trás. Thiago Neves se preparava para finalizar, mas Deivid foi mais rápido e finalizou desajeitado para o gol. Mesmo assim, a finalização foi certeira e Rodrigo Souto conseguiu evitar praticamente em cima da linha.

O São Paulo foi praticamente nulo na segunda etapa. Para tentar, ao menos, segurar a bola no ataque, Carpegiani resolveu atender a torcida e colocou Rivaldo em campo. E o experiente jogador teve a principal chance da equipe no segundo tempo. Aos 24min, o camisa 10 dominou lançamento de Marlos no peito e finalizou de primeira de dentro da área para defesa de Felipe.

Assim, como Carpegiani, Luxemburgo também alterou a equipe. Sacou Aírton e Deivid para as entradas de Bottinelli e Negueba. E foi em uma jogada da dupla que o Flamengo abriu o marcador aos 26min. Negueba fez boa jogada pelo lado direito, ganhou de marcação de Carlinhos Paraíba e tocou para trás praticamente na linha de fundo. Thiago Neves fez o porta-luz e Bottinelli bateu de primeira no canto, sem chances de defesa para Rogério Ceni.

Depois do gola aconteceu o lance mais preocupante da partida. Aos 30min, Marlos recebeu lançamento muito forte e deixou o pé, involuntariamente, em Felipe. O goleiro ficou imóvel em campo para desespero dos companheiros. O jogador teve um início de mal-estar, com tremedeiras, e precisou de respiração boca a boca para ser reanimado. A ambulância teve que ser chamada, mas o arqueiro conseguiu levantar sem problemas.

Nos minutos finais, o São Paulo ensaiou uma pressão e perdeu ótima chance com Dagoberto. Aos 41min, o atacante bateu falta frontal, a bola desviou em Negueba na barreira e bateu na rede pelo lado de fora, causando a lamentação de alguns torcedores que não perceberam que a finalização não entrou.

Flamengo 1 x 0 São Paulo

Gols

Flamengo: Bottinelli aos 26min do 2º tempo

Flamengo

Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton (Bottinelli) e Willians; Renato Abreu, Thiago Neves (Luiz Antônio) e Ronaldinho; e Deivid (Negueba)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

São Paulo

Rogério Ceni; Jean, Rhodolfo, Xandão e Juan; Rodrigo Souto, Wellington (Henrique), Carlinhos Paraíba; Marlos; Fernandinho (Rivaldo) e Dagoberto

Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartão Amarelo

Flamengo: Aírton, Ronaldo Angelim e Rodrigo Souto

São Paulo: Juan

Árbitro

Márcio Chagas da Silva (RS)

Local

Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES