Baré: Técnico com Covid-19 é flagrado em restaurante

Treinador do Baré, testou positivo na sexta-feira

Walker Belgo foi infectado pelo coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Baré disputa a Série D do Brasileiro, mas o momento dentro de campo e fora de campo não é bom: além do time estar a sete pontos do G-4 do grupo 2, com 12 pontos a disputar, o técnico Walker Belgo está infectado pelo coronavírus. Fora das quatro linhas, uma cena chamou atenção: Belgo foi visto jantando na noite dessa segunda-feira (2), em um restaurante de Boa Vista a poucos metros da sede do clube roraimense. Informações do site GloboEsportes.com

Walker Belgo foi infectado pelo coronavírus

O episódio ocorreu um dia depois do técnico e outros três jogadores do Baré que também estão infectados pelo novo coronavírus, ficarem de fora de um jogo válido pela 10ª rodada da Série D, em que o time roraimense empatou em 0 a 0 diante do Santos-AP.

Uma foto recebida pelo ge mostra o técnico Walker Belgo sentado sozinho em uma mesa do restaurante, sem a máscara enquanto consome a comida. O treinador testou positivo para a Covid-19 na última sexta-feira (30). O presidente do Baré informou que "adotará providências internas" sobre o caso.

Em entrevista ao ge, ele comentou sobre o ocorrido, deu orientação de prevenção ao vírus e afirmou que está assintomático. Belgo disse ainda que não fez contato com ninguém no restaurante, apenas pediu a comida, se alimentou e foi embora.

- Me encontro de forma assintomática. Eu fiz o uso de máscara, estava sozinho na mesa, depois que o garçom me serviu, ainda esperei ele sair, tirei a máscara, comi, coloquei a máscara e fui embora. Nesta semana, acho que na quarta ou quinta-feira, devo fazer o exame novamente. Se Deus quiser já devo estar zerado - disse o treinador.

Além disso, Belgo justificou ainda que, dentro "do que ele conhece" sobre a Covid-19, é recomendado não ficar em lugares públicos fechados.

- Na verdade, o que vem até o meu conhecimento dentro do que pesquisei, do que eu procuro desde o começo da pandemia, quando em fevereiro eu ainda estava em Manaus, desde então, todos os cuidados são, principalmente, o uso de máscara e não ficar em lugares públicos fechados - disse Belgo.

A afirmação do técnico contraria a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em que, casos confirmados de Covid-19, sejam isolados e tratados, e que apenas as máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do coronavírus.

Questionado sobre quais orientações médicas recebeu após testar positivo para a Covid-19, Walker Belgo disse que lhe recomendaram somente cumprir o distanciamento social e usar a máscara "o tempo todo".

- Sim, só mesmo manter o distanciamento e também fazer o uso de máscara o tempo todo, porque o que se sabe do vírus, até então, é a transmissão que pode ocorrer via área e a única maneira de estar prevenindo isso é o uso de máscara - disse Belgo.

Sobre a possibilidade de colocar em risco à saúde de outras pessoas, ele reafirmou que estava sozinho e justificou ainda que as mesas do restaurante estavam distantes umas das outras.

- Se você for ver, já existe nos próprios estabelecimentos, o distanciamento entre as mesas, entre as pessoas. Eu fiquei sozinho, fui, pedi minha comida, eu comi e vim embora, não tive contato com ninguém - reiterou.

O técnico paulista , embora tenha sido flagrado descumprindo regras de prevenção e disseminação do coronavírus, ainda demonstrou preocupação com a doença e deu orientações.

- Se cuidem, e eu espero que esses cuidados sejam tomados por todos e com certeza a única maneira da gente se prevenir é realmente usando máscara e desde que saibam que estão detectados (testado positivo), evitar contato com as pessoas - disse o técnico do Baré.

Providências tomadas pelo clube

Procurado, o presidente Oziel Neto informou que tem conhecimento que o técnico saiu para jantar, mesmo infectado pelo coronavírus, e disse que vai adotar providências internas no clube.

- Por mais que ele tenha os cuidados de comer sozinho, usar máscara, o professor se equivocou em ir lá e a gente pode até perder o patrocínio com o restaurante - disse o presidente do Baré.

Assintomáticos transmitem o vírus, segundo OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que os assintomáticos transmitem o vírus, mas não se sabe a carga viral: "a questão é saber quanto", disse o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, em junho.

Outros testes positivos no Baré

Além de Walker Belgo desfalcar o Baré no jogo do último domingo (1º), três jogadores do Baré também foram diagnosticados com a Covid-19: o zagueiro Elton, e os volantes Bidu e Gilliard, que também atuam como zagueiros.

O Baré ocupa a sexta colocação do grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos ainda em disputa, o time roraimense está a sete pontos do G-4, a zona de classificação para a segunda fase da quarta divisão nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES