mais

Baré: Técnico com Covid-19 é flagrado em restaurante

Treinador do Baré, testou positivo na sexta-feira

Baré: Técnico com Covid-19 é flagrado em restaurante
Walker Belgo foi infectado pelo coronavírus | Divulgação

O Baré disputa a Série D do Brasileiro, mas o momento dentro de campo e fora de campo não é bom: além do time estar a sete pontos do G-4 do grupo 2, com 12 pontos a disputar, o técnico Walker Belgo está infectado pelo coronavírus. Fora das quatro linhas, uma cena chamou atenção: Belgo foi visto jantando na noite dessa segunda-feira (2), em um restaurante de Boa Vista a poucos metros da sede do clube roraimense. Informações do site GloboEsportes.com

Walker Belgo foi infectado pelo coronavírusWalker Belgo foi infectado pelo coronavírus

O episódio ocorreu um dia depois do técnico e outros três jogadores do Baré que também estão infectados pelo novo coronavírus, ficarem de fora de um jogo válido pela 10ª rodada da Série D, em que o time roraimense empatou em 0 a 0 diante do Santos-AP.

Uma foto recebida pelo ge mostra o técnico Walker Belgo sentado sozinho em uma mesa do restaurante, sem a máscara enquanto consome a comida. O treinador testou positivo para a Covid-19 na última sexta-feira (30). O presidente do Baré informou que "adotará providências internas" sobre o caso.

Em entrevista ao ge, ele comentou sobre o ocorrido, deu orientação de prevenção ao vírus e afirmou que está assintomático. Belgo disse ainda que não fez contato com ninguém no restaurante, apenas pediu a comida, se alimentou e foi embora.

- Me encontro de forma assintomática. Eu fiz o uso de máscara, estava sozinho na mesa, depois que o garçom me serviu, ainda esperei ele sair, tirei a máscara, comi, coloquei a máscara e fui embora. Nesta semana, acho que na quarta ou quinta-feira, devo fazer o exame novamente. Se Deus quiser já devo estar zerado - disse o treinador.

Além disso, Belgo justificou ainda que, dentro "do que ele conhece" sobre a Covid-19, é recomendado não ficar em lugares públicos fechados.

- Na verdade, o que vem até o meu conhecimento dentro do que pesquisei, do que eu procuro desde o começo da pandemia, quando em fevereiro eu ainda estava em Manaus, desde então, todos os cuidados são, principalmente, o uso de máscara e não ficar em lugares públicos fechados - disse Belgo.

A afirmação do técnico contraria a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em que, casos confirmados de Covid-19, sejam isolados e tratados, e que apenas as máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do coronavírus.

Questionado sobre quais orientações médicas recebeu após testar positivo para a Covid-19, Walker Belgo disse que lhe recomendaram somente cumprir o distanciamento social e usar a máscara "o tempo todo".

- Sim, só mesmo manter o distanciamento e também fazer o uso de máscara o tempo todo, porque o que se sabe do vírus, até então, é a transmissão que pode ocorrer via área e a única maneira de estar prevenindo isso é o uso de máscara - disse Belgo.

Sobre a possibilidade de colocar em risco à saúde de outras pessoas, ele reafirmou que estava sozinho e justificou ainda que as mesas do restaurante estavam distantes umas das outras.

- Se você for ver, já existe nos próprios estabelecimentos, o distanciamento entre as mesas, entre as pessoas. Eu fiquei sozinho, fui, pedi minha comida, eu comi e vim embora, não tive contato com ninguém - reiterou.

O técnico paulista , embora tenha sido flagrado descumprindo regras de prevenção e disseminação do coronavírus, ainda demonstrou preocupação com a doença e deu orientações.

- Se cuidem, e eu espero que esses cuidados sejam tomados por todos e com certeza a única maneira da gente se prevenir é realmente usando máscara e desde que saibam que estão detectados (testado positivo), evitar contato com as pessoas - disse o técnico do Baré.

Providências tomadas pelo clube

Procurado, o presidente Oziel Neto informou que tem conhecimento que o técnico saiu para jantar, mesmo infectado pelo coronavírus, e disse que vai adotar providências internas no clube.

- Por mais que ele tenha os cuidados de comer sozinho, usar máscara, o professor se equivocou em ir lá e a gente pode até perder o patrocínio com o restaurante - disse o presidente do Baré.

Assintomáticos transmitem o vírus, segundo OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que os assintomáticos transmitem o vírus, mas não se sabe a carga viral: "a questão é saber quanto", disse o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, em junho.

Outros testes positivos no Baré

Além de Walker Belgo desfalcar o Baré no jogo do último domingo (1º), três jogadores do Baré também foram diagnosticados com a Covid-19: o zagueiro Elton, e os volantes Bidu e Gilliard, que também atuam como zagueiros.

O Baré ocupa a sexta colocação do grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos ainda em disputa, o time roraimense está a sete pontos do G-4, a zona de classificação para a segunda fase da quarta divisão nacional.


Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail