Boa forma: Ronaldinho Gaúcho emagrece e “rejuvenesce” no Fla

Vinte dias depois de dar início à preparação física, Ronaldinho estreou contra o Nova Iguaçu, na Taça Guanabara, em 2 de fevereiro

Ronaldinho Gaúcho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em janeiro, Ronaldinho Gaúcho fazia o primeiro treino como jogador do Flamengo. Logo que chegou a Londrina (PR), onde o time realizou a pré-temporada, o craque vestiu o uniforme, calçou tênis e partiu para o campo. Depois de um abraço em Vanderlei Luxemburgo, deu meia volta e rumou para a academia do CT ao lado de Thiago Neves, que chegara no mesmo voo fretado. Passados 20 minutos, a dupla voltou ao gramado para uma corrida leve sob flashes e chuva forte. Começava ali o esforço de Ronaldinho para entrar em forma. Sete meses depois, a constatação do preparador físico do Rubro-Negro, Antônio Mello, resume bem o a boa forma da estrela da companhia:

- O Ronaldinho é um puro-sangue.

Vinte dias depois de dar início à preparação física, Ronaldinho estreou contra o Nova Iguaçu, na Taça Guanabara, em 2 de fevereiro. Na vitória por 1 a 0, gol de Wanderley, o novo camisa 10 da Gávea ficou o tempo todo em campo, demonstrou muita vontade, mas os movimentos eram lentos, com raras arrancadas. Mas quase um mês depois da chegada e uma semana pós-estreia, perdera cerca de três quilos.

- Quando o Ronaldinho chegou, o único pedido que fiz a ele foi para que emagrecesse. Ele perdeu gordura e ganhou massa. Agora, precisa perder pouca coisa, algo em torno de 800 gramas.

Hoje, o craque está com 81kg. Segundo Mello, o jogador queimou pelo menos cinco em sete meses.

- Nem achava que ele chegaria a esse peso. Ele me surpreendeu ? admitiu o preparador.

Para se ter uma ideia, em 2006, já eleito o melhor jogador do mundo duas vezes (2004 e 2005), o site do Barcelona apontava o peso considerado ideal para Ronaldinho: 80kg.

Na carteira de identidade consta que o jogador tem 31 anos. Mas numa análise feita pelo preparador físico, Ronaldinho é mais jovial como atleta de futebol:

- A idade real é de 31 anos, mas pela força física e jogando em alto nível, é como um jogador que está no ápice, com 26, 27 anos. Ele buscou isso e conseguiu, se controlando.

A carga de exercícios do jogador é diferenciada. As corridas mais longas foram substituídas por curtas. Os dias seguintes aos jogos também merecem atenção especial.

- Numa partida, o emocional dele vai lá em cima, vai num pico, ele se cobra em campo. E no dia seguinte dá uma desabada, o que é natural.

Ronaldinho chegou ao Flamengo com mais de 12% de gordura corporal. Em abril deste ano, estava com 10,2%. Em maio, Vanderlei Luxemburgo informou que havia reduzido para 9,8%. Atualmente, segundo Mello, tem 9,2%. O jogador alcançou o mesmo percentual da época da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, no auge da carreira.

- Está abaixo da meta que nós traçamos para o grupo, que é de 10%, e está muito bem. Eu sabia que ele ia demorar um pouco para se adaptar à nossa forma de trabalho. O Thiago Neves no começo estava até um pouco melhor, mas o Ronaldinho explodiu de repente. Ele vinha de dez anos na Europa, onde a escola de preparação física é outra. Eles fazem mais trabalho com bola e jogo, não têm praticamente musculação e outros trabalhos mais pesados.

O camisa 10 tem demonstrado mais agilidade quando parte em contra-ataques e força nas divididas. No primeiro gol do Flamengo no empate por 2 a 2 com o Figueirense, domingo passado, por exemplo, saiu da esquerda para a direita com a bola, suportou o combate dos marcadores e deu condições a Léo Moura de cruzar para o gol de Deivid

- Ele está me surpreendendo. Sinceramente, não sei qual é o limite desse rapaz.

Mesmo com a admiração pelas noites cariocas, Ronaldinho já foi visto em uma boate às 4h e, pouco depois, na praia jogando seu tradicional futevôlei. Segundo Mello, o esporte não prejudica, mas deve haver moderação.

- Disse a ele para só ter cuidado com os excessos no futevôlei.

Mas a força física e a ausência de problemas físicos impressionam. Em sete meses, a única lesão que Ronaldinho teve foi um problema ósseo no joelho esquerdo, que o impediu de jogar apenas duas partidas.

- Ele tem força, o arranque e é muito forte. Isso é genética, uma herança de sua formação. Diria que Ronaldinho é um puro-sangue.

Suspenso do jogo desta quinta-feira diante do Atlético-GO, no Engenhão, Ronaldinho se prepara para a partida de domingo, contra o Internacional, em Porto Alegre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES