Bolívia quer participar de candidatura para Copa de 2030

Candidatura sul-americana pode contar com cinco países do continente

| Laura Fonseca
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A candidatura que era dupla, ficou tripla e tornou-se quádrupla pode virar quíntupla. A Bolívia pretende se juntar a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile no grupo que postula ser sede da Copa do Mundo de 2030. Uma semana após a adesão dos chilenos, o ministro dos Esportes boliviano, Tito Monãno, participou, nesta quarta-feira, de encontro com os demais países postulantes e manifestou seu desejo de também ser sede. Segundo o coordenador da candidatura, Fernando Marín, a participação boliviana será avaliada.

- Bolívia expressou seu desejo de participar. Escutamos seu ministro dos Esportes e tivemos uma conversa muito boa, mas a instância da decisão é dos chefes de estado. Seguramente o presidente da Bolívia (Evo Morales) levará isso aos presidentes respectivos que compõem a postulação - declarou Marín, após a reunião, que ocorreu em Punta del Este, no Uruguai.

De acordo com Fernando Marín, o presidente boliviano, Evo Morales, já enviou um pedido oficial aos demais chefes de estado de Argentina (Mauricio Macri), Uruguai (Tabaré Vázquez), Paraguai (Mario Abdo Benítez) e Chile (Sebastián Piñera). O jornalista Ariel Palacios ressalta um problema que envolve a possível presença boliviana: a altitude.

- É difícil imaginar seleções do resto do planeta aceitando jogar a 3.577 metros de altura no estádio Hernando Siles em La Paz, a capital boliviana...Em 2007 a Fifa havia proibido jogos internacionais a mais de 2,5 mil metros de altitude. Mas, perante as reclamações bolivianas, a Fifa anunciou uma exceção para o estádio Hernando Siles. E existe um estádio mais alto ainda, embora de menor tamanho, o El Alto, a 4.099 metros, sede do clube Always Ready.

A Copa do Mundo de 2022 será no Catar, e a de 2026, quando 48 seleções passarão a disputar o torneio, será dividida entre Estados Unidos, Canadá e México. Até o momento, a única candidatura oficial para receber o Mundial de 2030 é a dos sul-americanos.

Além dela, há a possibilidade de uma outra semelhante na Europa. Jornais do Velho Continente apontam que Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia planejam lançar uma candidatura conjunta. Inglaterra e Marrocos também estão na corrida por 2030. Os marroquinos, entretanto, poderiam se juntar a Argélia e Tunísia numa candidatura tripla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES