Botafogo arranca empate com o Palmeiras por 2 a 2

O Palmeiras pareceu incendiado por um troca de uniforme no intervalo

Bota empata com o Verdão | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pacaembu se preparava para a segunda vitória palmeirense desde o retorno da Copa do Mundo, mas não contava com uma grande reação do Botafogo. Em confronto desta quinta-feira, os botafoguenses saíram atrás, mas fizeram duas vezes, alcançaram um 2 a 2 e levaram ponto importante para o Rio de Janeiro

A igualdade no placar frustrou os planos de Luiz Felipe Scolari em seu primeiro jogo como mandante à frente do Palmeiras nesse retorno. Se levasse a vitória, o Palmeiras ficaria a um ponto do G-4, mas encerra a rodada apenas em 10º lugar, com 13. Com o empate, o Botafogo consegue se distanciar um pouco de Grêmio e Vasco, que abrem a zona de rebaixamento com 10 pontos. O time de Joel Santana é agora o 15ºe tem 11.

Depois de um primeiro tempo quase todo muito morno, o Palmeiras pareceu incendiado por um troca de uniforme no intervalo. Vestido de verde-limão, abriu o marcador no primeiro minuto, com Marcos Assunção, e viu Kléber levantar a torcida já aos 11min, abrindo vantagem de 2 a 0.

Parecia a segunda vitória consecutiva no Pacaembu, mas duas trocas certeiras de Joel Santana reacenderam uma grande arma deste Botafogo. Pelo alto, em dois cruzamentos precisos de Marcelo Cordeiro, o alvinegro chegou ao empate em gols de Jobson e Edno.

Jobson, aliás, foi um dos principais personagens no Pacaembu. Foi contra o Palmeiras, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, que ele fez gol e foi apanhado pelo doping - também falhara na contraprova em jogo com o Coritiba. De novo titular do Botafogo pela primeira vez desde então, o atacante foi um dos destaques da reação e ainda causou polêmica no fim.

Em jogada com Edinho, o atacante sambou à frente da marcação e foi repreendido por palmeirenses. Edno e Marcos Assunção se juntaram na discussão e o último foi expulso, junto com Jobson, por conta da confusão.

Vacilo palmeirense e reação do Botafogo no Pacaembu

Em seu reencontro com a torcida palmeirense, Felipão promoveu o retorno de Pablo Armero, cuja negociação com o futebol italiano fracassou, e precisou armar a zaga com Maurício Ramos e Edinho. Titulares na última semana, Danilo e Léo estavam suspensos. A defesa teve ainda o reforço de Marcos, enfim de volta após artroscopia no joelho.

Para tentar encerrar um jejum de seis jogos sem vitória, Joel Santana não teve a dupla de ataque titular, habitualmente formada por Herrera e Loco Abreu, à disposição. Com isso, apostou em um Botafogo com velocidade na frente, escalando Caio e Jobson, este pela primeira vez titular desde a suspensão por doping.

O Palmeiras, ao contrário dos últimos dois jogos, teve Márcio Araújo à esquerda do meio-campo, invertendo de lado com Marcos Assunção. Pierre ficou mais preso. A formação pouco diferente expôs uma equipe com dificuldades na armação, especialmente pela boa marcação a Kléber e Ewerthon, ambos muito apagados.

Com muita marcação no meio-campo, o Botafogo chegou primeiro. Em duas cobranças de falta da direita, Marcelo Cordeiro exigiu trabalho de Marcos. Pesado, Maurício Ramos teve dificuldades na marcação a Jobson, autor da jogada mais perigosa dos cariocas no primeiro tempo. Ele levou o zagueiro palmeirense e rolou para Caio, travado na marcação de Pierre.

Só perto do fim da etapa inicial é que o jogo esquentou. Em jogada individual, Ewerthon colocou entre as pernas do marcador e chegou livre, chutando fraco nas mãos de Jefferson. Repetindo o lance anterior, Jobson desceu pela esquerda e chutou fechado - a bola passou perto do travessão de Marcos.

Na última jogada da primeira etapa, Kléber conseguiu belo passe para Lincoln. Marcelo Cordeiro apareceu bem e afastou o perigo para os botafoguenses.

Para a segunda etapa, o Palmeiras teve uma novidade: os jogadores retornaram a campo com o uniforme número dois, agora com a camisa verde-limão, que foi relançado na última terça-feira. Como o Botafogo vestia preto, havia um conflito com o tradicional verde palmeirense.

A mudança deu sorte para o Palmeiras, que abriria o marcador no Pacaembu já no primeiro minuto. Em cobrança de falta perfeita, Marcos Assunção colocou a bola no ângulo de Jefferson, que se esticou todo e não conseguiu impedir o gol.

A vantagem no placar incendiou o bom público presente ao Pacaembu e também a equipe do Palmeiras, que aproveitou bem os espaços que o Botafogo começou a permitir em campo. Em contragolpe aos 6min, Lincoln passou por dois marcadores e assustou Jefferson em boa finalização. Logo depois foi a vez de Ewerthon receber em velocidade, passar por um botafoguense e exigir trabalho do goleiro.

Nessa altura, o segundo gol palmeirense parecia questão de tempo e aconteceu já aos 11min. Lincoln recuperou bola após passe errado de Fahel e lançou a Ewerthon na ponta direita. O atacante ainda hesitou, mas passou para Kléber, que fintou um marcador e anotou seu primeiro no retorno ao Palmeiras.

Bastante apático na frente, o Botafogo tentou uma reação com Edno no lugar de Fahel, fazendo a equipe abandonar a linha de três zagueiros. Logo depois, Joel Santana também buscou sangue novo na armação. Saiu Lúcio Flávio e entrou Renato Cajá.

Mais ofensivo, o time botafoguense foi premiado rapidamente após as trocas de Joel Santana. Mesmo sem tanto volume de jogo, chegou ao primeiro gol com Jobson, que usou a cabeça após belo cruzamento de Marcelo Cordeiro.

A jogada que descontou a diferença do placar mostrou o caminho que o Botafogo deveria tomar para chegar ao empate: utilizar as jogadas pela esquerda com Cordeiro e abusar das bolas alçadas na área. E foi exatamente o que aconteceu aos 33min, quando o lateral colocou a bola na cabeça do zagueiro Antônio Carlos, que cabeceou sem chances de defesa para Marcos e empatou o duelo.

O empate por 2 a 2 poderia satisfazer ao Botafogo, mas o time carioca seguiu no ataque incomodando a exposta defesa palmeirense. Jóbson, aos 38min, quase conseguiu a virada em um chute de dentro da área, mas Marcos conseguiu espalmar e salvar o Palmeiras, que, na frente, também encontrava dificuldades.

Felipão tentou sacar Lincoln e colocar o centroavante Tadeu, deixando o Palmeiras com três atacantes - além do jogador ex-Barueri, Kléber e o jovem Patrick (que entrou na vaga de Ewerthon) compunham o setor ofensivo. E a revelação alviverde quase marcou seu primeiro gol aos 41min com um chute potente, defendido por Jefferson.

Quando a placa sinalizando quatro minutos de acréscimo foram mostradas às arquibancadas, a torcida palmeirense tentou sua última cartada para incentivar o time, mas o apelo foi em vão. Nervosa nos minutos decisivos, a equipe alviverde não conseguiu chegar ao ataque e ainda viu Marcos Assunção se envolver em uma confusão com Jobson, e os dois atletas receberem o cartão vermelho de Alício Pena Júnior aos 47min.

O placar seguiu inalterado nos instantes decisivos, e o Palmeiras amargou o empate mesmo sendo mandante e depois de estar vencendo por dois gols de diferença até a metade do segundo tempo.

Os dois times voltam a jogar já no próximo domingo. O Palmeiras faz longa viagem até Fortaleza, onde pega o Ceará às 18h30 (de Brasília). No mesmo horário, o Botafogo tem clássico contra o Fluminense no Engenhão.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 2 x 2 Botafogo

Gols

Palmeiras: Marcos Assunção, a 1min, e Kléber, aos 11min do 2º tempo

Botafogo: Jobson, aos 25minm e Antônio Carlos, aos 33min do 2º tempo

Ponto Forte do Palmeiras

Grande disposição e velocidade na segunda etapa

Ponto Forte do Botafogo

Marcação do meio-campo

Ponto Fraco do Palmeiras

Armação de jogo concentrada demais em Lincoln, poucas jogadas com Vítor e Armero

Ponto Fraco do Botafogo

Renúncia ao ataque

Personagem do jogo

Marcelo Cordeiro, que cruzou com precisão para os dois gols do Botafogo pelo alto

Esquema Tático do Palmeiras

4-3-1-2

Marcos; Vítor, Maurício Ramos, Edinho e Armero; Pierre; Marcos Assunção e Márcio Araújo; Lincoln (Tadeu); Ewerthon (Patrick) e Kléber

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Esquema Tático do Botafogo

3-4-1-2

Jefferson; Fahel (Edno), Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Somália, Leandro Guerreiro e Marcelo Cordeiro; Lúcio Flávio (Renato Cajá); Caio (Túlio Souza) e Jobson

Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos

Palmeiras: Edinho e Pierre

Botafogo: Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Caio

Cartões vermelhos

Palmeiras: Marcos Assunção

Botafogo: Jobson

Árbitro

Alício Pena Júnior (MG)

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES