Botafogo tenta retomar o protagonismo na formação de jogadores

— Nosso foco é alimentar o profissional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito do brilho dos clássicos disputados entre Botafogo e Santos nas décadas de 60 e 70 vinha das estrelas formadas nos próprios clubes. Enquanto os paulistas mantiveram essa tradição ao longo dos anos, os cariocas ficaram para trás. Agora, o Glorioso tenta retomar a saudável rotina de produzir talentos.

Ainda longe de revelar o novo Neymar, o clube já colhe os frutos de um esforço que se intensificou em 2013, com a adoção de um manual de orientação e metodologia. Nele, consta toda a filosofia que deve guiar a formação do próximo Ribamar ou Leandrinho — destaques da última safra, que ganharam uma chance na equipe principal.

— Temos relatórios individuais para avaliarmos necessidades extracampo, como acompanhamento de psicóloga ou nutricionista; e coletivos, onde identificamos evoluções de jogo — explicou o gerente-geral da base, Eduardo Freeland.

Implementar um modelo único de atuação para o profissional e as categorias inferiores não está nos planos. O clube reconhece que o esforço não faria sentido em um mercado que tritura treinadores em tempo recorde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES