Sarah Menezes conquista o ouro no Pan-americano da Costa Rica

No sábado, Sarah Menezes (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg) e Rafaela Silva (57kg) foram campeões

Sarah Menezes busca manter liderança no ranking com nova pontuação no Pan-Americano | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um total de oito medalhas de ouro, o Brasil foi campeão do Pan-americano disputado na Costa Rica. Na sexta-feira, os judocas mais pesados faturaram metade dos títulos. Um dia depois, os competidores do país repetiram a dose em San José e garantiram o triunfo do País.

No sábado, Sarah Menezes (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg) e Rafaela Silva (57kg) foram campeões, enquanto Ketleyn Quadros (57kg), Érika Miranda (52kg), Charles Chibana (66kg) e Bruno Mendonça (73kg) ficaram com a medalha de bronze.

Desta forma, o Brasil terminou com oito ouros, duas pratas e seis bronzes na competição individual. Cuba, maior rival do País nas Américas, conquistou apenas quatro medalhas douradas. Todos os atletas brasileiros ficaram entre os cinco primeiros colocados e 16 dos 18 competidores chegaram ao pódio.

"No início de um ciclo olímpico, participar de um Campeonato Pan-americano com ainda mais importância depois das mudanças nas pontuações para o ranking mundial fortalece a autoestima dos nossos atletas e o trabalho da comissão técnica", analisou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

O título pan-americano garante aos atletas 400 pontos no ranking mundial. Para Sarah Menezes, a conquista teve um gosto ainda mais especial, já que ela passou pela argentina Paula Pareto apenas no golden score por conta de uma penalização da adversária e na final derrotou a cubana Dayaris Mestre por um wazari e um yuko."Foi muito bom ganhar esse título! Essa cubana me atrapalhou dois anos seguidos e estava engasgada. Ganhar dela e ainda mais jogando foi muito especial. Agora elas (Paula Pareto e Dayaris Mestre) vão ter mais respeito", desabafou a atual campeã olímpica.

Além dos atletas que medalharam neste sábado, foram ouro Mayra Aguiar (78kg), Victor Penalber (81kg), Renan Nunes (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Katherine Campos (63kg) e Tiago Camilo (90kg) ficaram com a prata e Rochele Nunes (+78kg) e Luciano Corrêa (100kg), com o bronze.

Neste domingo, o Pan-americano de 2013 chega ao fim com a disputa por equipes. No masculino, Brasil e Cuba protagonizam um confronto de alto nível técnico logo na estreia. No feminino, o Brasil faz a primeira luta da competição contra a Guatemala e, se passar, pega logo na sequência a poderosa Cuba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES