Brasileiros fogem de freguesia: “números são para os jornalistas”

Um dos jogos mais polêmicos ocorreu em 1989

Avalie a matéria:
Na Copa de 2010, Brasil, de Kaká, superou o Chile | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Chile é apontado como um dos maiores fregueses do Brasil, especialmente em Copas do Mundo. ?La Roja? já encarou os pentacampeões do mundo em três oportunidades, perdendo em casa a semifinal de 1962 (4 a 2) e duas vezes nas oitavas de final ? 1998 (4 a 1) e 2010 (3 a 0). No confronto geral, o Brasil leva uma vantagem ampla. São 48 vitórias para a equipe verde-amarela, 13 etapas e apenas sete derrotas para os chilenos.

Um dos jogos mais polêmicos ocorreu em 1989. Pelas Eliminatórias da Copa de 1990, Brasil e Chile disputaram ponto a ponto a classificação, e os brasileiros chegaram ao jogo final no Maracanã precisando apenas de um empate.

A equipe do técnico Sebastião Lazaroni saiu na frente apenas na segunda etapa com um gol de Careca. No entanto, logo depois, o goleiro chileno Roberto Rojas caiu no gramado após um rojão ser arremessado próximo ao arqueiro.

Com o rosto visivelmente ferido, Rojas e a delegação chilena abandonaram o gramado do Maracanã. No entanto, imagens flagraram que as lesões de Rojas eram falsas ? a Fifa foi severa, suspendeu o Chile de disputar as Eliminatórias de 1994 e expulsou o então goleiro do São Paulo do futebol.

Vinte e cinco anos depois do episódio, pouco se fala sobre aquele fatídico jogo. O técnico Luiz Felipe Scolari foi questionado apenas sobre a freguesia chilena e afirmou que ?números só servem para análise dos jornalistas?.

?Esse time do Chile não jogou em (19) 62. Agora é o time de 2014 e é bem diferente. Os dados são para serem manuseados e analisados, mas não interessa para gente. Os jogos recentes mostram equilíbrio?, disse Felipão.

No ano passado, Brasil e Chile se enfrentaram em duas oportunidades. Em Belo Horizonte, houve empate por 2 a 2 e os brasileiros bateram os rivais por 2 a 1, em Toronto, no Canadá.

?O que eles fizeram para alcançar esse patamar de uma das melhores seleções do mundo foram esses jogadores. Precisamos tomar cuidado, pois é uma equipe habilidosa. Vamos tomar cuidado para não sermos surpreendidos?, completou o capitão Thiago Silva. Brasil e Chile abrem as oitavas de final da Copa 2014, neste sábado, às 13h (de Brasília), no Estádio do Mineirão.

?Este Brasil é diferente do que estamos acostumados de ver. Tentarão aproveitar os espaços e serão mais diretos do que temos visto na história do futebol brasileiro. Tem possivelmente os dois melhores zagueiros (Thiago Silva e David Luiz) do mundo e tem Neymar como jogador diferenciado. Temos que encará-los com uma organização parecida do que fizemos contra a Espanha para superar um dos melhores do planeta?, disse Jorge Sampaoli, técnico do Chile.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES