Brasil ganha 3 ouros e 2 pratas no Circuito Mundial Junior, no Chile

Medalhas vieram nos confrontos por equipes do Aberto do Chile Infantil e Juvenil; em duas categorias, as finais foram exclusivamente brasileiras

Infantil masculino teve final 100% brasileira. | Divulgação ITTF.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A noite de quinta, 21, foi de muita comemoração para a delegação brasileira em Santiago. No segundo dia de Aberto do Chile Infantil e Juvenil, etapa do Circuito Mundial Junior, as disputas por equipes foram definidas com amplo domínio dos mesa-tenistas do Brasil: das quatro finais possíveis, três tiveram participação de ao menos uma equipe brasileira, e já são três ouros e duas pratas.

No infantil masculino, as duas equipes brasileiras conseguiram a classificação como primeiras colocadas de seus grupos, com três vitórias. Na fase eliminatória, o Brasil A passou pelas equipes A e C do Peru, para enfrentar o Brasil B, que havia derrotado, anteriormente, as equipes A e B equatorianas.

Na final, deu Brasil A. Henrique Noguti e Joon Shim venceram Luigi Yamane e Gustavo Gerstmann, da equipe B brasileira, por 3 a 1, nas primeiras duas medalhas da competição.

A final completamente verde e amarela se repetiu na categoria juvenil feminina. Tamyres Fukase e Livia Lima, da equipe A, venceram o Brasil B, de Giulia Takahashi e Laura Watanabe, também por 3 a 1. Antes do ouro, o Brasil A havia passado pelo Chile A, além da equipe do Equador. A equipe B, por sua vez, derrotou o Chile B e uma equipe mista, formada pela brasileira Amy Sekimoto e a canadense Benita Zhou, antes de ficar com a prata.

“Parabenizo as equipes do Brasil. Giulia e Laura chegaram na final, surpreendendo, jogando uma categoria acima. Fizeram um ótimo campeonato”, comentou o técnico William Kumagai, que acompanha a delegação brasileira no Chile.

Na categoria juvenil masculina, a disputa foi um pouco mais acirrada. A equipe B, formada por Luigi Yamane e Gustavo Gerstamann, acabou derrotada na semifinal, perdendo para a equipe A da Argentina. Antes, haviam passado pelos Estados Unidos, nas quartas de final.

Formada por Rafael Torino e Diogo Silva, a equipe A derrotou o Canadá nas quartas de final. Depois, a vitória foi contra o Chile A, chegando até a final contra a principal equipe argentina. O confronto foi decidido somente no quinto e último jogo: após os argentinos abrirem 2 a 1 sobre os brasileiros, Diogo Silva derrotou Santiago Lorenzo e Rafael Torino conseguiu a vitória do título, sobre Matias Velarde, fechando o placar em 3 a 2 de virada.

“Saímos do fundo do poço. No final, o Rafael já estava muito cansado, mas conseguiu se superar. O Diogo Silva jogou bem, também, e superamos na raça, na vontade. Tivemos um psicológico muito bom, mas ganhamos na base do coração também”, vibrou Kumagai.

No infantil feminino, apesar de fechar a participação por equipes com vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, Karina Shiray e Beatriz Fiore não conseguiram a classificação. O Brasil terminou em terceiro no grupo, a frente do Peru B. Foram duas derrotas e uma vitória.

Derrota na Itália

Único representante brasileiro na Itália, o atleta Eduardo Tomoike perdeu para o chinês Chen Yuanyu por 4 a 0 (5/11, 7/11, 7/11 e 2/11) e deu adeus ao Aberto da Itália Infantil e Juvenil, etapa premium do Ciruito Mundial Juvenil. O mesa-tenista havia se classificado automaticamente para a fase de 64, na categoria juvenil, e se despediu nesta quinta-feira da competição em Lignano.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte. (Por: Assessoria de Comunicação – CBTM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES