Brasil herda vaga e Atlético-MG está garantido na Libertadores

Brasil terá oito representantes na competição continental

A Conmebol definiu, nesta terça-feira, quem vai herdar as vagas dos mexicanos na Libertadores de 2017 e favoreceu os clubes brasileiros. Pela nova divisão estabelecida pela confederação, a CBF não ganha uma nova vaga, mas os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro entrarão direto na fase de grupos da Copa Libertadores - antes seriam apenas três.

A medida favorece o Atlético-MG, que agora garante sua presença direta na competição continental. Se perder a final da Copa do Brasil para o Grêmio, avança como quarto colocado do Brasileiro. Caso reverta a desvantagem para os gaúchos, avança como campeão do torneio mata-mata e dá espaço para o quinto colocado da disputa de pontos corridos.

Atlético Mineiro garante vaga na fase de grupos da Libertadores (Crédito: Reprodução)
Atlético Mineiro garante vaga na fase de grupos da Libertadores (Crédito: Reprodução)

Além do Brasil, a Argentina foi beneficiada. O país vizinho herdou a outra vaga direta que os mexicanos tinham direito. A medida beneficiará o vencedor da Copa Argentina, que será disputada por River Plate ou Rosario Central, ainda sem data para acontecer. 

A mudança não altera o número de clubes brasileiros na competição: seguem sendo oito, com um total de 47 participantes. A Libertadores terá uma fase "pré-prévias", em que Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela enviam um representante cada. Os seis clubes desse bolo são sorteados em três confrontos mata-mata em que os vencedores avançam para a fase preliminar.

Essa etapa terá 16 equipes, que se enfrentam em duas etapas. Na primeira, todos os times são organizados em oito confrontos eliminatórios. Quem vencer avança para um segundo mata-mata que, aí sim, classifica para a fase de grupos da Libertadores.

Fonte: Com informações do Uol