Brasil vence o Egito e vai enfretar o anfitrião Japão na final da Copa dos Campeões

Seleção apresenta falhas na defesa, mas supera desempenho irregular para manter invencibilidade

BRasil | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de o árbitro apitar o início do jogo em Nagoya, Bernardinho já avisava: o Egito é um franco-atirador. Confirmando a afirmação do técnico brasileiro, o adversário da seleção deu mais trabalho do que o esperado, apoiado na boa atuação do oposto Abdelhay, que aproveitou os erros da defesa verde e amarela para ser o maior pontuador do jogo, com 18 pontos, três a mais que Giba. Mas os bicampeões da Copa dos Campeões mostraram que estão no páreo para buscar o tri e fecharam a partida em 25/21, 25 /22 e 25/22, para decidir o título contra o Japão nesta segunda-feira, às 8h (de Brasília), jogo transmitido ao vivo pelo SporTV.

 - Eles jogaram de igual para igual, já esperávamos isso. A nossa equipe está um pouco cansada e estava com a cabeça no jogo contra o Japão. Mas agora temos mais de 24 horas para nos recuperarmos. Vai ser muito bom recarregar as baterias – disse Bernardinho.

O primeiro set parecia que seria tranquilo para o Brasil. Antes da primeira parada técnica, a seleção abriu uma vantagem de quatro pontos no placar e administrava o jogo com bom desempenho no bloqueio. Porém, o aviso de Bernardinho para ter atenção redobrada com o oposto Abdelhay se fez realmente necessário na metade da parcial. O canhoto começou a virar todas as bolas na saída de rede e aproveitou os erros da defesa brasileira para marcar 8 pontos de ataque e encostar o Egito no marcador.

Depois de permitir que o adversário chegasse a ficar apenas um ponto atrás no placar, o Brasil voltou a forçar o bloqueio e Giba puxou a responsabilidade em quadra. Após um ace do levantador Abdalla, que deixou a parcial em 19 a 20, o capitão foi para o saque e pesou a mão para facilitar o contra-ataque brasileiro. A estratégia funcionou e com um ace de Giba, a seleção fechou a primeira parcial em 25 a 21.   

Festa brasileira no ginásio em Nagoya

Na volta para a quadra, o Egito chegou a passar à frente pela primeira vez ao marcar 2 a 1. A situação preocupou Bernardinho, que decidiu poupar Leandro Vissotto, responsável por muitos erros do Brasil, e o substituiu por Theo, jogador que foi convocado na véspera da competição para o lugar de Mauricio, lesionado. O oposto entrou no jogo e aproveitou a oportunidade para conquistar dois pontos no ataque.

 Apesar de melhorar no ataque, a defesa brasileira continuou aberta e o bloqueio egípcio foi beneficiado com isso. Sem o passe na mão, Bruninho foi obrigado a forçar jogadas e apostar na jogada de segurança com Giba ou com Murilo, que, mal na partida, não conseguia virar as bolas. No fim do set, a seleção conseguiu impor seu saque e os adversários sentiram a pressão. Mas os erros contínuos da equipe – 18 até o momento, cinco a mais do que em toda a partida de sexta-feira contra a Polônia –, ainda permitiram que o Egito anotasse mais dois pontos no placar. No fim, Rodrigão fechou a parcial com uma bola de tempo no meio de rede, deixando o marcador em 25 a 22.

 No set mais disputado da partida, o Brasil foi surpreendido com mais uma arma do rival franco-atirador. Depois de duas parciais perdidas, o Egito foi para o ou tudo ou nada e abriu uma vantagem de 5 a 1 no placar, aproveitando mais uma vez o passe ruim do time brasileiro. Então, a seleção entrou no jogo e, com Giba e Murilo no bloqueio, virou o marcador. João Paulo entrou no jogo pela primeira vez na competição e ajudou a aumentar ainda mais a rede. Para fechar a partida, um resumo de como foi todo o duelo. Uma série de erros, que terminou com dois saques perdidos pelo Egito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES