Brasil joga para impor hierarquia em Copas e espantar zebra

O momento é de espantar fantasmas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Termina o primeiro tempo

Brasil vai empatando sem gols com a Costa Rica.

Brasil x Costa Rica - números do primeiro tempo

7 x 3 - Finalizações

1 x 0 - Chutes a gol

64% x 36% - Posse de bola

90% x 72% - Acerto de passes

52km x 55km - Distância percorrida

6 x 9 - Faltas cometidas

3 x 2 - Impedimentos

A música criada por torcedores brasileiros na Rússia deu o recado: “primeiro a ser tricampeão, primeiro tetracampeão e único penta”. Em São Petersburgo, nesta sexta-feira (9h de Brasília), a seleção de Tite tenta confirmar, diante de Costa Rica, sua hierarquia quando o assunto é Copa do Mundo.

Embora chegue à Rússia assombrado por um 7 a 1 histórico diante da Alemanha, o Brasil ainda pode dizer que não costuma cair diante de zebras. Entre os gigantes do mundo do futebol, a seleção é a única que só caiu diante de gigantes em Copas recentes. Sua última eliminação na primeira fase, por exemplo, foi só em 1966, contra Portugal e Hungria. Esse currículo motiva o Brasil atual a reagir contra qualquer chance de surpresa na Rússia.

O momento é de espantar fantasmas. Afinal, depois de nove edições consecutivas em que estreou com vitória, o Brasil só empatou com a Suíça no domingo passado. Contra uma Costa Rica que abriu sua participação com derrota e jogará a vida, a seleção pentacampeã tem quase um mata-mata já em sua segunda partida na Copa.

“São jogos com caráter decisivo em função do empate no primeiro jogo. Tem o caráter decisivo e temos consciência”, resumiu Tite na véspera da partida, no suntuoso e caríssimo Estádio Krestovsky, palco de uma das semifinais do Mundial.

Se quiser chegar lá, a seleção sabe que precisa, primeiro, recuperar a efetividade que marca a história de Tite em dois anos no banco brasileiro. E para vencer um time que tem a defesa de cinco jogadores em seu DNA recente, o Brasil mais ofensivo possível foi mantido pelo comandante. Não apenas um sinal de confiança para os atletas, mas uma constatação sobre o tipo de jogo que haverá em São Petersburgo.

O modelo de atuação esperado contra os costa-riquenhos, em termos gerais, é o mesmo do recente amistoso com a Áustria. O rival vencido categoricamente por 3 a 0, em Viena, utiliza cinco defensores, quatro jogadores em recomposição mais à frente e dá margem para que Coutinho atue como articulador e ainda tenha no time outros três nomes ofensivos – Willian, Gabriel Jesus e, claro, Neymar.

“Aquela atuação ajuda [a definir o time]. A Áustria jogava dessa forma, se defendendo no 5-4-1 e atacando com uma linha de quatro, dois jogadores mais à frente. Mudam as características dos atletas e comportamento das seleções, mas ajuda [como modelo]”, disse o auxiliar Sylvinho. Tite ainda completou com a referência: “a escalação é coerência de uma sequência de trabalho”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES