Brasil monta grupo com faro de campeão

Dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo, apenas um jamais ganhou títulos

Jogadores acostumados com títulos | Globoesporte.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cinco Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil impõem respeito. Às vezes até mais do que isso: colocam medo nos adversários. No Mundial deste ano, na África do Sul, esse cenário se torna ainda mais forte levando em consideração o número de glórias dos 23 convocados, seja na seleção brasileira ou nos clubes.

É claro que alguns jogadores têm títulos em comum, como Lúcio, Maicon e Julio Cesar, que na última temporada europeia conquistaram a Copa da Itália, o Italiano e a Liga dos Campeões com o Inter de Milão. Mas se levado em consideração o currículo de cada um, a seleção brasileira reuniu em Joanesburgo 241 conquistas.

Maicon, aliás, é o líder no número de conquistas. Foram 20 ao todo. Coincidentemente, o segundo colocado é Julio Cesar, com 19. Pouco atrás vem Lúcio, com 15. O goleiro, por sinal, usou uma frase do camaronês Samuel Eto?o, seu companheiro no Inter, para valorizar o espírito de vencedor do grupo.

- Quando você sente o gosto da vitória é muito bom. Eu vou contar um episódio que ocorreu no Inter de Milão recentemente. Nós tínhamos acabado de ganhar a Copa da Itália e precisávamos ganhar mais dois jogos para vencer também o Italiano. O Eto?o chegou ao vestiário e disse para todos que se o gosto da vitória já estava bom ali, imagine quando viesse o outro título. Seria melhor ainda. O jogador para ter sucesso tem de se acostumar a ganhar ? falou Julio Cesar.

Para o camisa 1 da seleção brasileira, o esporte atualmente está muito competitivo. E por isso cada título tem de ser valorizado. Especialmente o de uma Copa do Mundo, uma obsessão para o jogador, que esteve em 2006. Embora não tenha entrado em campo na Alemanha, ele acompanhou de perto aquele fracasso.

O futebol atual é de muita eficiência, de pegada... a arte foi deixada de lado, mas tem jogadores que ainda continuam com esse estilo. Porém, eu prefiro jogar mal e ganhar a atuar bonito e perder. Não importa como, mas quero chegar à final, erguer e beijar o troféu ? analisou o goleiro do Brasil.

Dos 23 convocados por Dunga, apenas Michel Bastos ainda não teve o gostinho de ser campeão. Mas se depender da motivação de Julio Baptista, até agora com nove conquistas na carreira, o lateral-esquerdo poderá estrear o seu currículo.

- O mundo está totalmente voltado para nós nessa competição. É uma coisa única que acontece a cada quatro anos e tenho certeza que se fizermos as coisas direito poderemos escrever nosso nome na história ? disse Julio Baptista.

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo da África do Sul no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Depois, no dia 20, no Soccer City, na mesma cidade, o adversário será a Costa do Marfim. O último desafio na primeira fase será contra Portugal, dia 25, em Durban.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES