Brasil não atinge meta de ficar entre os dez primeiros na Rio-2016

A meta foi resultado do aumento do investimento do governo federal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro forem oficialmente encerrados, ficará para a história como a melhor participação brasileira até aqui no evento. Poucos, porém, se lembrarão que a meta estabelecida antes da Olimpíada não foi cumprida. O objetivo era chegar ao top-10 do quadro de medalhas  - pelo total de conquistas – e o Brasil ficou a três medalhas do décimo colocado.

Após a conquista do ouro pela seleção masculina de vôlei, o Brasil fecha a Rio-2016 com 19 medalhas. O Canadá é o último do top-10 com 22 – exatamente a quantidade que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) previa superar em suas contas pré-olímpicas (que iam de 23 a 27). O problema é que algumas apostas consideradas certeiras não subiram ao pódio.

O vôlei, por exemplo, poderia ter suprido essa lacuna. A seleção feminina que ficou nas quartas de final era a atual bicampeã olímpica. Na praia, Larissa e Talita dominaram o circuito mundial e Evandro e Pedro Solberg chegaram como favoritos. Nenhum dos três subiu ao pódio. O mesmo pode ser dito de Sarah Menezes e Érika Miranda, do judô, Bruno Fratus, nos 50m na natação, e Bruno Soares e Marcelo Melo, nas duplas do tênis.

“O mais importante é que estamos tendo um desempenho histórico”, justifica o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, chefe da missão brasileira na Olimpíada, lembrando dos recordes que os brasileiros já quebraram: mais medalhas (19 contra as 17 de Londres-2012), maior número de ouros (sete, contra cinco de Atenas-2004) e quantidade de modalidades que subiram ao pódio (13, contra nove de Londres-2012 e Atlanta-1996).

A meta foi resultado do aumento do investimento do governo federal após a vitória no processo para receber o evento. “O Plano Brasil Medalhas 2016, lançado em setembro de 2012 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tem como objetivo colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016”, diz a página do Ministério do Esporte.

A nova gestão do Ministério do Esporte, porém, negou esse objetivo: “A meta não era do ministério. Não posso considerar descumprido uma meta que não era do Ministério”, diz Leonardo Pisciani, ministro do esporte desde maio. “O Ministério está satisfeito. Tivemos a melhor participação em Olimpíada“.

No total, foram investidos ao menos R$ 3,19 bilhões de verba pública em estrutura de instalações dos atletas, capacitação de profissionais, logística e salários ao longo do caminho até a Rio-2016. O número é cerca de 50% a mais do que feito para Londres-2012, com apenas duas medalhas a mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES