Brasil pega Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte na Copa

Brasil caiu no Grupo G e fará sua estreia na Copa do Mundo da África do Sul contra Coreia do Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte.

No sorteio, o Brasil caiu no Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Assim, a seleção estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Johannesburgo, contra a Coreia do Norte. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Johannesburgo. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho contra Portugal, em Durban.

A Argentina, de Maradona, estreia na Copa do Mundo contra a Nigéria, no dia 12 de junho. O técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira não deu tanta sorte no sorteio. No Grupo A, da África do Sul, caíram França, México e Uruguai.

SORTEIO

Para que o sorteio fosse, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal foi dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. Foram oito países por pote e cada um deles ficou em um dos oito grupos do torneio.

O sorteio começou com a definição dos cabeças de chave. No primeiro pote estavam Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completava a lista. Eles foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa.

Como país-sede da Copa do Mundo, a África do Sul era a única com o grupo garantido (A). A partir daí vieram as outras seleções começaram a ser distribuídas, por sorteio, pelos grupos de "B" a "H". O primeiro país sorteado foi a Argentina, que ficou no Grupo B. E assim por diante, a Inglaterra caiu no Grupo C, a Alemanha no Grupo D, a Holanda no Grupo E, a Itália no Grupo F, o Brasil no Grupo G e a Espanha no Grupo H. Por fim, Honduras ficou no grupo da Espanha.

Conhecidos os cabeças de chave, veio a vez do pote 2. Nele estavam os classificados da Oceania, Ásia e Concacaf: Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Honduras e México.

O primeiro país sorteado foi o México, que caiu no Grupo A da África do Sul. Africa do Sul e México será, inclusive, o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010, no dia 11 de junho, em Johannesburgo. Para o grupo da Argentina veio a Coréia do Sul. Estados Unidos caiu junto com a Inglaterra, o Japão no grupo da Holanda, Nova Zelândia no grupo da Itália. E como a sorte estava ao lado do Brasil, Coréia do Norte acabou caindo no grupo G. E Honduras foi para o grupo H, da Espanha.

O sorteio do pote 3 foi dirigido. As seleções sul-americanas (Paraguai, Uruguai e Chile) não poderiam ficar nos mesmos grupos de Brasil e Argentina. Assim como as africanas (Costa do Marfim, Camarões, Gana, Nigéria e Argélia) não ficariam no Grupo A, onde a anfitriã África do Sul era a cabeça de chave.

Desta forma, os dois primeiros africanos sorteados foram colocados nos grupos de Brasil e Argentina. Assim, a Nigéria caiu no grupo dos argentinos e a Costa do Marfim no dos brasileiros. A Argélia foi para o Grupo C da Inglaterra. O sorteio seguiu com o Uruguai caiu no grupo A, da África do Sul, Camarões foi para o grupo E da Holanda e o Chile sobrou para o grupo da Espanha.

Por fim, veio o sorteio do pote 4, onde estavam as seleções europeias: França, Portugal, Eslovênia, Suíça, Grécia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia. Para azar da África do Sul, a França caiu logo no grupo A. A Grécia foi para o grupo B, da Argentina, a Eslovênia foi para o Grupo C, a Sérvia para o D. A Dinamarca foi sorteada para o Grupo E, da Holanda. O Brasil não deu sorte e Portugal acabou caindo no grupo brasileiro. Por fim, a Suíça caiu no grupo da Espanha.

A CERIMÔNIA

A cerimônia começou às 15h (horário de Brasília) com uma mensagem gravada pelo ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, além de uma conversa entre o atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

- O futebol tem o poder de unir os povos. Por isso é tão importante ter uma Copa do Mundo na África do Sul. Estamos muito orgulhosos de ter recebido esta honra - disse Mandela.

Logo depois, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Jospeh Blatter, entraram no palco e foram recebidos com aplausos para um discurso.

- A Copa do Mundo na África é uma história de amor - disse Blatter,

que depois brincou com a apresentadora Caro Manana, dizendo se apaixonar pela África só de olhar para ela.

A bela atriz sul-africana Charlize Theron, vencedora do Oscar, também foi chamada ao palco. Assim como o meia inglês David Beckham e o zagueiro sul-africano Matthew Booth. O maior astro do futebol de Camarões, Roger Milla, também compareceu à festa.

Antes do sorteio, foram apresentados vídeos curtos sobre a África do Sul, o país sede, sobre as 32 seleções classificadas para o Mundial e sobre a história das Copas, de 1930 a 2006.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES