No Maracanã, Brasil perde fôlego, mas empata com Inglaterra por 2 a 2 no fim e mantém tabu

A Seleção abriu o placar e jogava bem, mas foi surpreendida pela reação dos britânicos,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parecia que, enfim, o Brasil ia quebrar o tabu de quatro anos sem vencer um país campeão do mundo de futebol. Contra a Inglaterra, na reabertura oficial do Estádio do Macaranã, a Seleção abriu o placar e jogava bem, mas foi surpreendida pela reação dos britânicos, levou a virada em 12min e só não frustrou mais a torcida carioca que lotou o complexo esportivo neste domingo por causa de Paulinho, que empatou no fim: 2 a 2.

O resultado mantém a equipe verde e amarela sem conseguir bater qualquer uma das grandes potências futebolísticas que já foram campeãs do planeta. Se o último triunfo foi na Copa das Confederações de 2009 contra a Itália, desde então o Brasil tropeçou diante de todos os rivais tradicionais: perdeu para a própria Inglaterra anteriormente, além de França, Argentina (duas vezes) e empate com os mesmos italianos.

E o duelo deste domingo ainda teve todos os ingredientes de como será o clima de pressão em cima do time verde e amarelo na Copa das Confederações. De vaias no primeiro tempo a gritos de "burro" contra Felipão, aliados também a aplausos por outra parte da torcida, a Seleção Brasileira jogou bem e fez o primeiro com Fred, mas levou tentos de Chamberlain e Rooney e só se livrou do revés graças a Paulinho.

O próximo compromisso do time comandado por Luiz Felipe Scolari será no domingo, contra a França, na Arena Grêmio. Será o último duelo antes da estreia na Copa das Confederações, em confronto contra o Japão, marcado para o dia 15 de junho, no Estádio Nacional de Brasília.

Duelo no Maracanã quase foi suspenso pela Justiça

Por pouco o confronto envolvendo duas das grandes potências do futebol mundial não foi impedido pela Justiça. Uma liminar ao longo da semana suspendeu o amistoso entre Brasil e Inglaterra a pedido do Ministério Público, pelo fato de o estádio supostamente não oferecer segurança aos torcedores.

Mas a cassação da liminar ocorreu em tempo de confirmar a existência da partida. O governo do Estado do Rio de Janeiro informou que a liberação do Maracanã se deu depois de apresentação de laudo da Polícia Militar, que atestou o cumprimento das regras de segurança no complexo esportivo. Assim, o jogo poderia ocorrer normalmente.

Primeiro tempo de Neymar bem e chances perdidas

Apesar de ter treinado com Fernando e Lucas de titulares em atividade aberta da Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari optou por mandar a campo Luiz Gustavo formando trio com Paulinho e Oscar no meio e Hulk para acompanhar Neymar e Fred no ataque. No esquema 4-3-3, o time sul-americano começou bem o duelo.

A aposta de Felipão pareceu surtir efeito. Com um futebol ofensivo, o Brasil foi para cima da Inglaterra e poderia ter aberto o placar em ao menos três grandes oportunidades na primeira etapa, contando com Neymar inspirado. Logo aos 4min, o camisa 10 tentou de voleio, mas carimbou zagueiro que impediu o gol.

Pouco depois, recebeu dentro da área lançamento preciso de Daniel Alves, tirou o zagueiro Johnson da jogada e tocou para excelente defesa de Hart. O novo reforço do Barcelona ainda quase fez um golaço em seguida, ao driblar marcador e chutar tirando tinta da trave inglesa. Hulk, por sua vez, teve tempo para tentar, em vão, de letra.

Torcida esbola vaias, festeja gol e lamenta empate

Se no primeiro tempo a Inglaterra sentiu o forte calor do Rio de Janeiro, graças aos seus jogadores se encontrarem no fim da temporada europeia de futebol, o mesmo não ocorreu na segunda parcial. Já com as temperaturas mais amenas de fim de tarde, os ingleses voltaram melhor para a etapa complementar.

Mesmo assim, foi o Brasil quem abriu o placar. Quando o torcedor carioca esboçava novas vaias, que já haviam ocorrido nos primeiros 45 minutos, Hernanes - que substituiu Luiz Gustavo - arriscou finalização da entrada da área por cobertura e viu a bola explodir no travessão. Fred ficou com a sobra e, de voleio, anotou o gol da equipe de Felipão.

Mas a Inglaterra reagiu pouco depois. Com o Brasil apagado, o time britânico se lançou ao ataque com seu principal astro: Wayne Rooney. O atacante ajeitou bola precisa para Oxlade-Chamberlain na entrada da área, e o jogador finalizou no canto direito de Júlio César, empatando. O camisa 10 inglês ainda teve tempo de puxar contra-ataque e chutar com categoria, encobrindo Júlio César.

E quando tudo se encaminhava para o revés brasileiro, Lucas desceu pela direita e cruzou fechado para a área britânica. O corintiano Paulinho apareceu sozinho e, de voleio, acertou o canto esquerdo do goleiro Hard, marcando um belo tento, deixando tudo igual no Maracanã e dando números finais ao clássico mundial.

Ficha técnica

BRASIL 2 x 2 INGLATERRA

Gols

BRASIL: Fred, aos 11min, e Paulinho, aos 36min do 2º tempo

INGLATERRA: Chamberlain, aos 21min, e Wayne Rooney, aos 33min do 2º tempo

BRASIL: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Filipe Luís (Marcelo); Luiz Gustavo (Hernanes), Paulinho (Bernard) e Oscar (Lucas); Hulk (Fernando), Neymar e Fred (Damião)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

INGLATERRA: Hart; Johnson (Cole), Cahill, Jagielka e Baines (Chamberlain); Jones, Carrick, Lampard e Milner; Walcott e Rooney

Técnico: Roy Hodgson

Árbitro

Wilmar Roldán

Local

​Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES