Brasil pode voltar a liderar ranking da Fifa nesta quarta-feira

Seleção brasileira não lidera o ranking desde 2009

Seleção com maior número de títulos da Copa do Mundo, o Brasil pode voltar a ocupar a liderança do ranking da Fifa nesta quarta-feira (16). Para que isto ocorra, basta uma simples combinação de resultados.

A primeira coisa que a equipe comandada por Tite necessita é vencer o Peru, na madrugada de terça para quarta, às 0h15 (de Brasília), pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Com isso, o time saltaria de 1410 para 1544 pontos no ranking - somando também o 3 a 0 em cima da Argentina, na semana pasada - na próxima atualização da Fifa, que será feita na quarta.

Além disso, o Brasil torce por uma derrota da Argentina, que vive péssima fase, para a Colômbia, também nesta terça, às 21h30, no estádio San Juan del Bicentenario, em San Juan.

Caso um revés ocorra, os albicelestes, que atualmente lideram a lista da Fifa, veriam sua pontuação cair de 1621 para 1537, sendo ultrapassados pelos brasileiros.

Brasil enfrenta o Peru fora de casa (Crédito: Reprodução)
Brasil enfrenta o Peru fora de casa (Crédito: Reprodução)

Mesmo que perca, porém, a Argentina não será passada pela Alemanha, que, nos últimos dias, disputou apenas um jogo oficial contra a fraquíssima equipe de San Marino e agora encara a Itália, em amistoso - duas situações que contam menos pontos para a Fifa.

Por isso, mesmo que batam a Azzurra, os alemães verão sua pontuação decrescer de 1465 para 1456, caindo para a 3º, em caso de vitória brasileira e derrota argentina.

A última vez que o Brasil assumiu a liderança do ranking foi em 2009, quando conquistou o título da Copa das Confederações na África do Sul. Depois, porém, acabou caindo, já que não teve que disputar as eliminatórias para a Copa-2014, e chegou a ficar até em 22º, pior posição desde 1993, quando o ranking foi criado.

Após voltar a subir com o título na Copa das Confederações em 2013, a seleção voltou a cair na segunda era Dunga, principalmente depois do fracasso na Copa América Centenário, e chegou a ficar em 9º, quase deixando o top 10 da lista.

Desde que Tite assumiu, porém, a seleção vem numa crescente, podendo retomar a ponta da lista da Fifa em breve, além de praticamente garantir a classificação para a Copa-2018, mesmo restando ainda seis rodadas das eliminatórias.

 

Fonte: Com informações da Espn
logomarca do portal meionorte..com