SEÇÕES

Brasil soma 9 medalhas e salta para a sexta posição nas Paralimpíadas - Atletismo

Brasil dá salto no quadro de medalhas com nove medalhas nesta sexta-feira com destaque para estreia dourada do atletismo nos Jogos de Tóquio - Atletismo

Slide 1 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atletismo

O desempenho foi puxado pela estreia do atletismo, que somou quatro ouros (Petrúcio Ferreira, Silvânia Costa, Yeltsin Jacques e Wallace Santos) e dois bronzes (Washington Júnior e João Victor Teixeira). A natação completou as conquistas brasileiras com um ouro (Wendell Belarmino), uma prata (Gabriel Bandeira) e um bronze (Carol Santiago).

Atleta paralímpico mais rápido da história, Petrúcio Ferreira conquistou o bi dos 100m rasos T47, para pessoas com deficiência nos membros superiores. Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, ele se emocionou e chorou muito, revelando que sofreu uma lesão de grau dois na coxa direita pouco antes dos Jogos. Ele queria bater o próprio recorde mundial de 10s42, mas ainda estabeleceu novo recorde das Paralimpíadas, com 10s53.

E ainda teve dobradinha com Washington Júnior na terceira posição, com 10s68. Ele testou positivo para covid-19 às vésperas do embarque para o Japão, mas conseguiu se recuperar em tempo de disputar os Jogos e chegar ao pódio.

Horas antes da vitória de Petrúcio, o Brasil conquistou o primeiro ouro do atletismo das Paralimpíadas de Tóquio. Yeltsin Jacques dominou os 5.000m T11, para atletas cegos. Quinto colocado na Rio 2016, ele contou com os guias Laurindo Nunes Neto e Carlos Antonio dos Santos para ser campeão no Japão com recorde das Américas (15m13s62).

O quarto ouro do atletismo brasileiro veio com recorde mundial. Décimo colocado na Rio 2016, Wallace Santos conseguiu 12,63m no arremesso do peso F55, para atletas que competem em cadeira. O Brasil também conseguiu um bronze no arremesso do peso, só que na classe F37, para paralisados cerebrais andantes. João Victor Teixeira conseguiu 14,45m e quebrou o recorde das Américas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 3