SEÇÕES

Brasil termina as Paralimpíadas em sétimo lugar, com 72 medalhas e recordes

Na melhor campanha da história, país iguala a posição de Londres 2012 e o número total de pódios da Rio 2016, mas ganha mais ouros do que em qualquer edição dos Jogos

rt | wet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram palco para a melhor campanha do Brasil nos últimos tempos.  No entanto, os resultados alcançados começaram a ser plantados há mais de duas décadas, durante o ciclo de preparação para Atenas 2004. Foi na Grécia, quando surgiu o slogan atual das Paralimpíadas, "espírito em movimento", que o Brasil despontou como uma das principais forças mundiais, ficando pela primeira vez no top 20 do quadro de medalhas - 14º lugar - e finalmente conquistando mais de dez ouros, chegando a 14 no total. 

Já em Tóquio, o país mostrou que não parou no tempo nem se acomodou. Segue em movimento e confirmou, neste último dia dos Jogos, o melhor desempenho de sua história ao conquistar 22 ouros, um a mais do que recorde anterior de 21, de Londres 2012.

A posição no quadro de medalhas pode até ser igual à de Londres 2012, sétimo lugar, e o número total de pódios empata com a Rio 2016, com 72. Mas além do ouro a mais, saltam aos olhos a renovação da delegação e a diversidade de modalidades medalhadas, além da consistência entre os maiores: o país ficou no top 10 pela quarta edição seguida dos Jogos, e dessa vez com 14 modalidades subindo ao pódio. De brinde, alcançou seu centésimo ouro em Paralimpíadas, chegando a 109 no fim.

Brasil termina as Paralimpíadas em sétimo lugar, com 72 medalhas e recordes (Foto: Wander Roberto)

Não houve pandemia ou crise econômica e política capaz de parar o Brasil. Nem mesmo o fato de que as Paralimpíadas 2020 aconteceram na verdade em 2021, transformando um ciclo usual de quatro anos em um longo, de cinco. Reclassificações funcionais tiraram o sono e, em alguns casos, os recordes de atletas, como do maior ídolo paralímpico nacional, Daniel Dias. E, já durante os Jogos, até medalha perdida no tapetão os brasileiros tiveram que enfrentar, caso do atleta Thiago Paulino, que viu seu ouro ser transformado em bronze horas após a prova, por uma infração que nunca chegou a ser explicada.

Ainda assim, há muito o que comemorar. Para começar, as 72 medalhas brasileiras foram ganhas em 14 modalidades, numa demonstração da diversidade de talentos esportivos presentes na delegação de 258 atletas - menor apenas do que a do Rio, que, com 285 atletas, beneficiou-se de classificações automáticas por ser país-sede.

Modalidades com medalhas em Tóquio 2020:

  • Atletismo - 28
    8 ouros 🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇
    9 pratas 🥈🥈🥈🥈🥈🥈🥈🥈🥈
    11 bronzes 🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉
  • Natação - 23
    8 ouros 🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇
    5 pratas 🥈🥈🥈🥈🥈
    10 bronzes 🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉🥉
  • Canoagem - 3
    1 ouro 🥇
    2 prata 🥈🥈
  • Judô - 3
    1 ouro 🥇
    2 bronzes 🥉🥉
  • Halterofilismo 1
    1 ouro 🥇
  • Taekowndo - 3
    1 ouro 🥇
    1 prata 🥈
    1 bronze 🥉
  • Futebol de 5 - 1
    1 ouro 🥇
  • Goalball - 1
    1 ouro 🥇
  • Tênis de mesa - 3
    1 prata 🥈
    2 bronzes 🥉🥉
  • Bocha - 2
    2 bronzes 🥉🥉
  • Esgrima - 1
    1 prata 🥈
  • Hipismo - 1
    1 prata 🥈
  • Remo - 1
    1 bronze 🥉
  • Vôlei sentado - 1
    1 bronze 🥉

Renovação

O anúncio do nadador Daniel Dias, maior medalhista brasileiro com 27 pódios, de que se aposentaria após Tóquio e a exclusão do também nadador André Brasil, dono de 14 medalhas, após uma polêmica reclassificação que o tornou inelegível para o esporte paralímpico, podem ter gerado preocupação em relação ao futuro do Brasil no quadro de medalhas. Mas se até a Rio 2016 poucos nomes ficavam sob os holofotes, em Tóquio o país mostrou um grande poder de renovação. Nas próprias piscinas, nomes como os de Maria Carolina Santiago, Gabriel Araujo, Wendell Belarmino, Gabriel Bandeira e Talisson Glock despontaram. Os oito ouros da natação foram ganhos pelos cinco atletas, quatro deles estreantes. Apenas Talisson já havia disputado as Paralimpíadas do Rio, de onde saiu com uma prata e um bronze.

Dessa vez, ele levou um ouro e dois bronzes. Carol Santiago, com três ouros, uma prata e um bronze, foi a maior medalhista do Brasil nos Jogos. Wendell Bellarmino, com uma medalha de cada cor, Gabriel Araújo, com dois ouros e uma prata, e o xará Gabriel Bandeira, com um ouro, duas pratas e um bronze, também mostraram que a natação brasileira agora tem potencial para ter não um ou dois, mais vários multimedalhistas.

No atletismo, nomes como Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico mais rápido do mundo, confirmaram o que deles se esperava. Petrúcio, por exemplo, levou o ouro nos 100m rasos T47 e ainda beliscou um bronze nos 400m, mesmo sentindo uma lesão. Alessandro Rodrigo da Silva também não decepcionou e foi bicampeão no lançamento de disco F11, além de ter ganho uma prata no arremesso de peso. Eles e outras estrelas já consagradas dividiram o palco com novos astros, como Yeltsin Jacques, que passou em branco na Rio 2016, mas saiu de Tóquio com dois ouros na bagagem, e Thomaz Ruan, que aos 20 anos chegou em segundo na final dos 400m rasos T47, garantindo uma prata que brilhou como ouro.

Brasil termina as Paralimpíadas em sétimo lugar, com 72 medalhas e recordes (Foto: Alê Babral/ CBP)

E se o futebol de 5 ocupou o alto do pódio pela quinta vez consecutiva, outro esporte coletivo também encantou. O goalball masculino ganhou um ouro inédito e foi uma das sensações dos Jogos. Outras modalidades que subiram ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez foram o halterofilismo, com Mariana D'Andrea; a canoagem, com Fernando Rufino; e o parataekwondo, que estreou nos Jogos, com Nathan Torquato.

Paris 2024 é logo ali, daqui a três anos. Ciclo curto. Mas Tóquio 2020 botou o sarrafo lá em cima. E o torcedor, mal-acostumado, já está esperando, mais uma vez, ver medalha todo dia.

Fonte: Ge



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos