Brasil vence Itália por 3 sets a 0 e volta a ser campeão olímpico

A vítima da vez foi a Itália, que acabou derrotada por 3 sets a 0.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De 12 em 12 anos. Parece ser essa a conta certeira para que o Brasil brilhe no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos. Depois de conquistar o ouro inédito em Barcelona-1992, a seleção brasileira foi bicampeã em Atenas-2004 e, neste domingo, superou os dois últimos vice-campeonatos para subir no lugar mais alto do pódio pela terceira vez na Olimpíada Rio-2016. A vítima da vez foi a Itália, que acabou derrotada por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 28-26 e 26-24.

O terceiro set foi equilibrado até os pontos finais. Até o desafio foi importante para manter os times colados no placar. A decisão veio das mãos de Lipe, que subiu no tempo perfeito para cravar um bloqueio no chão e garantir a medalha de ouro ao Brasil.

Além de uma conquista olímpica, o título tira um peso da seleção que vinha se acostumando com vice-campeonatos. Desde o Mundial de 2010, o time de Bernardinho não era campeão em quadra, com direito a segundo lugar em diversas competições, incluindo os Jogos de Londres, em 2012.

A derrota há quatro anos foi recheada de emoção e terminou com os jogadores chorando em quadra. O Brasil perdeu de virada contra a Rússia depois de abrir 2 a 0 na partida. A volta do Brasil ao lugar mais alto do foi contra o mesmo adversário da última conquista, a Itália. Em 2004, no entanto, a vitória foi por 3 a 1.

Saque decisivo

Um dos principais problemas do Brasil no começo da competição foi o saque. Bernardinho sempre falava na necessidade de quebrar o passe, principalmente de times que atacavam rápido e com força. No primeiro set deste domingo, Lipe, Wallace, Lucarelli, Lucão e Maurício Souza conseguiram pontuar e dar vantagem no placar aos brasileiros. Enquanto isso, os italianos conhecidos por seu saque poderoso desperdiçaram muitas oportunidades, inclusive o último ponto da parcial.

A vantagem estava com os italianos no segundo set também. O Brasil só foi passar à frente quando Lipe acertou uma boa sequência de saque, com direito a um ace. Mesmo assim, os italianos, muito no jogo de Zaytsev, pressionaram até o fim. Foi um ponto de saque que decidiu o set.

Joga no Wallace que é ponto

O oposto justificou toda a competição acima da média que fez e virou a maioria das bolas para o Brasil. Saiu como maior pontuador do time. Foram 19 pontos ao fim do jogo, o que o deixou como o melhor atacante dos Jogos Olímpicos.

Lesões

Lucarelli, tido como novo líder a partir de 2017 por Bernardinho, jogou a partida com dores na coxa e uma proteção. Ele sofreu uma lesão ainda nas quartas e mesmo assim foi para os jogos. Com dificuldade, ele atacou o menos do que o normal no jogo. Lipe, que tinha problema nas costas, foi mais utilizado ofensivamente.

Torcida estrelada

Não faltaram famosos na torcida brasileira no Maracanãzinho. O time contou com a presença das atrizes Bruna Marquezine e Bianca Rinaldi, do cantor Thiaguinho, do apresentador Luciano Huck e do jogador Neymar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES