Brasil x Alemanha nas oitavas? Veja quais as chances de acontecer

Só há uma certeza para os dois países: nada está definido.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasil, líder do Grupo E após vencer a Costa Rica. Alemanha, vice-líder do Grupo F graças ao gol de Kroos contra a Suécia, no último minuto. Posições que, até o momento, colocam as duas seleções em rota de colisão logo nas oitavas de final da Copa. Porém, faltando uma rodada para o fim da fase inicial, só há uma certeza para os dois países: nada está definido.

O Brasil encerra a fase de grupos contra a Sérvia, na quarta-feira, às 15h (horário de Brasília) e já vai saber quais são os possíveis adversários das oitavas. Afinal, às 11h, a Alemanha decide sua vida contra a Coreia do Sul. Para que o encontro aconteça, é preciso que uma seja líder e a outra vice de sua chave.

As combinações são muitas, mas, de acordo com o matemático Tristão Garcia, os alemães aparecem com maior probabilidade de encarar a Seleção de Tite.

    •    ALEMANHA: 44%

    •    MÉXICO: 22%

    •    SUÉCIA: 15%

    •    COREIA DO SUL: 5%

O cenário mais crítico, que aparece com 14% entre as probabilidades, é do Brasil sequer avançar para o mata-mata do Mundial. Os critérios de desempate, nesta ordem: saldo de gols, gols marcados, confronto direto, fair play e sorteio.

BRASIL:

Brasil terminando como primeiro do grupo

    •    Em caso de vitória contra a Sérvia, o Brasil fica em primeiro no Grupo E se a Suíça não vencer a Costa Rica, ou ainda se os suíços vencerem pela mesma margem de gols do Brasil (Brasil 1x0 Sérvia e Suíça 1x0 Costa Rica, por exemplo).

    •    Em caso de empate, o Brasil precisa torcer para que a Suíça não vença a Costa Rica.

Brasil terminando como segundo do grupo

    •    Caso o Brasil vença a Sérvia, a Suíça pode ultrapassar o Brasil se bater a Costa Rica por uma diferença maior (Brasil 1x0 Sérvia e Suíça 2x0 Costa Rica, por exemplo).

    •    Em caso de empate, qualquer vitória da Suíça deixa o Brasil em segundo.

    •    Se o Brasil perder para a Sérvia, precisa que a Suíça seja derrotada por diferença maior ou igual de gols. Se os suíços perderem por um gol a menos de vantagem, a decisão vai para os cartões e pode até chegar ao sorteio.

Em uma decisão nos cartões, o Brasil levaria, ao menos por enquanto, vantagem em relação aos suíços. A Fifa atribui um critério para cada cartão levado - uma espécie de "ranqueamento de fair play". Tomar um cartão amarelo, por exemplo, tira um ponto nesse ranking. A equipe que tiver menos deduções nessa contagem fica a frente das outras nesse critério de desempate.

Como Brasil e Suíça não tomaram cartões vermelhos, a Seleção ficaria à frente nesse critério de desempate por ter recebido um cartão amarelo a menos (4 a 3). Porém, esses números podem e devem mudar na última rodada.

ALEMANHA:

A situação do grupo da Alemanha é ainda mais complexa que a do grupo do Brasil. México e Suécia também chegam a última rodada com chances de classificação. Cada gol marcado nas duas partidas deve fazer diferença no posicionamento final das seleções. Confira:

Alemanha terminando como primeira do grupo

A única chance alemã de terminar na liderança é vencer a Coreia e torcer por uma vitória da Suécia contra o México. Além disso, a margem de gols da Alemanha precisa ser maior que a da Suécia (Alemanha 2x0 Coreia e Suécia 1x0 México, por exemplo).

Alemanha terminando em segundo no grupo

    •    Se a Alemanha vencer e a Suécia não bater o México, os alemães ficam na segunda colocação.

    •    Caso Alemanha e Suécia vençam, a Alemanha tem duas possibilidades de ficar em segundo. A primeira é garantida, caso a Suécia consiga uma margem maior que a alemã.

    •    Porém, se as duas seleções vencerem seus jogos pela mesma margem de gols, a decisão vai para o confronto direto entre México, Suécia e Coreia do Sul, visto que as três terminariam com o mesmo saldo de gols e gols pró.

Nesse último caso, seriam contabilizadas as partidas das três seleções entre si, sem levar em conta os jogos contra a Coreia do Sul - como se tivesse sido criado um novo grupo com três seleções. O problema é que, ainda assim, as equipes podem empatar em todos os critérios. Desta forma, mais uma vez os cartões voltariam a dar as caras.

Caso a decisão chegue a esse extremo, a Alemanha pode ter problemas para se classificar. Tudo por causa da expulsão de Boateng contra a Suécia, que deixa a equipe alemã atrás de México e Suécia nesse critério.

Fato é que, caso as duas seleções passem de fase e se enfrentem nas oitavas de final, essa será apenas a quarta partida entre ambas. Até aqui, foram duas vitórias do Brasil: em 1974, 1 a 0 contra a Alemanha Oriental. Em 2002, vitória por 2 a 0 e o poentacampeonato nas mãos. O 7 a 1, em 2014, foi o último confronto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES