Brasileira é vice-campeã em ondas de mais de dez metros no Havaí

Seis surfistas disputaram a final do evento feminino.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A brasileira Andrea Moller foi a vice-campeã da segunda etapa do World Surf League Big Wave Tour, disputada em ondas gigantes de mais de dez metros de altura na segunda-feira em Jaws, na ilha de Maui, no Havaí. Ela enfrentou as condições desafiadoras do mar duas vezes. A experiente big-rider havaiana Keala Kennelly foi a campeã do evento.

A segunda-feira amanheceu com previsões de ondas enormes no Havaí, com o swell atingindo especialmente a ilha de Oahu. As condições estavam extremas para a realização do QS em Sunset Beach, mas deu o sinal verde para o Jaws Challenge, na ilha de Maui, com séries impressionantes de 40 a 50 pés no decorrer da segunda-feira.

A organização do evento decidiu começar o dia com o campenato feminino enquanto as condições não ficavam tão extremas. As dez surfistas foram divididas em duas baterias. As três melhores em cada garantiram classificação para a final do Jaws Challenge. Andrea Moller ficou a poucos pontos do título, com uma diferença de 8,61 a 7,97, para a experiente Keala Kennelly.

As finalistas da categoria feminina enfrentaram as ondas gigantes e desafiadoras de Jaws duas vezes. As condições estavam pesadas para as mulheres e poucas conseguiram completar o drop nas paredes de mais de dez metros de altura. Na final, as únicas que pegaram duas ondas, ficaram em primeiro e segundo lugar. No WSL Big Wave Tour, a maior nota é multiplicada por dois e o resultado somado com a segunda melhor onda.

O 2,97 recebido por Keala Kennelly na segunda e última que surfou, decidiu a vitória por uma pequena diferença de 8,61 a 7,97 pontos. Andrea Moller começou com uma nota parecida, 2,90, que dobrou para 5,80 com a multiplicação. Depois, conseguiu 2,17 na outra onda que pegou, abaixo do 2,67 da primeira da havaiana.

A maior nota da final quem conseguiu foi Emily Erickson, mas o 3,93 foi a única porque não foi mais em nenhuma onda e terminou em terceiro com 7,86 pontos. A também havaiana Paige Alms ficou em quarto com 4,01, enquanto a francesa Justine Dupont e a americana Bianca Valenti dividiram o quinto lugar por terem ficando com zero ponto, sem nenhuma onda na bateria.

Vice-campeão em Nazaré, Portugal, há poucos dias, Lucas “Chumbo” Chianca é o único brasileiro entre os 24 participantes do evento masculino. Os surfistas foram divididos em quatro baterias na primeira fase, que seria realizada logo após a decisão do título feminino, mas apenas uma bateria foi realizada.

Lucas Chumbo estrearia na segunda bateria, mas as condições do mar estavam ficando muito difíceis e o campeonato foi adiado para as 7h da terça-feira no Havaí, 15h no horário de verão do Brasil. Seus primeiros adversários serão o basco Natxo Gonzalez, o norte-americano Jojo Roper e os havaianos Shane Dorian, Nathan Florence e Albee Layer. Os três primeiros colocados irão disputar três vagas para a final com Billy Kemper, Grant Baker e Russell Bierke, classificados para a primeira semifinal na única bateria disputada na segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES