Caic da Vila Bandeirantes disputa campeonatos de handebol

O Piauí vai ser representado por duas equipes, sendo uma delas a equipe do Caic.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes de handebol masculina e feminina, de alunos com idade entre 15 e 16 anos, do Centro de Aprendizagem e Integração de Curso (Caic) Balduino Barbosa de Deus, localizado na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina, participam de 13 a 17 de abril, em Itajaí/SC, das finais da Copa Petrobras. O evento vai contar com cerca de 20 escolas de todo o país. O Piauí vai ser representado por duas equipes, sendo uma delas a equipe do Caic.

?Chegando de lá, vamos disputar de 20 a 24 de abril, a Copa Nordeste de Seleções, em Camaçarí/BA. No mês seguinte, disputaremos o Campeonato Brasileiro, de 25 a 29 de maio, em Campo Grande/MS?, diz o professor Giuliano Ramos, um dos coordenadores das equipes, acrescentando que a Copa Petrobras tem uma premiação muito boa. Ele acredita que o sucesso das equipes de handebol deste Caic é fruto do projeto Bola na Mão, Gol Cidadão, implantado há seis anos naquela escola, a partir de uma parceria da Seduc e da Federação Piauiense de Handebol.

No ano passado, a equipe foi vice-campeã feminina e terceiro lugar masculina das Olimpíadas Escolares realizadas em Poços de Caldas/MG, campeã e vice-campeã na etapa regional da Copa Petrobras. De acordo com o professor Raimundo Batista, da Gerência do Ensino Fundamental da Seduc, a parceria com a Federação Piauiense de Handebol foi firmada em 2004, contemplando somente o Caic Balduino Barbosa de Deus, onde todo o material esportivo como bolas, redes e coletes, foi patrocinado pela federação. ?Nossa responsabilidade são os professores, no caso o Giuliano e o Edmilson, oferecendo esta prática esportiva no contra-turno escolar para alunos carentes da periferia?, explica Batista.

Caic

O Caic é um projeto que deriva do Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente e surgiu da necessidade de canalizar recursos em caráter preventivo, de forma a efetivar o artigo 277 da Constituição Federal. O Caic visa o desenvolvimento global do indivíduo através de equipes multidisciplinares, cujas ações são fundamentadas num projeto político-pedagógico que contempla a educação transformadora, a construção da cidadania e a transcendência. ?Depois deste projeto (Bola na Mão, Gol Cidadão), o Caic teve uma melhora gratificante. Já tem um projeto de judô, Escola Aberta no fim de semana e música. Fomos ampliando os projetos, não só com o handebol, como em todas as outras áreas?, afirma o professor Giuliano. E acrescenta que desta forma o projeto contribui para tirar as crianças da rua, violência, drogas e álcool.

Hoje os alunos já apresentam as melhores notas do colégio. Recentemente foi conquistada uma aprovação na Universidade Estadual do Piaui (Uespi), no curso de Educação Física, servindo de exemplo e motivação para os outros alunos. No Piauí, existem quatro unidades escolares neste sistema, sendo três em Teresina e uma no município de Oeiras. O Caic Balduino Barbosa de Deus tem, atualmente, 100 alunos com idade de 8 a 18 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES