Camisa da Seleção Brasileira de Futebol contraria estatuto e não pode ser usada na Copa de 2014

A retirada da palavra “Brasil” logo abaixo do tradicional símbolo desobedece o documento que regula o funcionamento da entidade.

Camisa da Seleção Brasileira | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lançado no último dia 24 com festa no Rio, o novo uniforme da seleção brasileira desrespeita o estatuto da CBF. A retirada da palavra "Brasil" logo abaixo do tradicional símbolo desobedece o documento que regula o funcionamento da entidade.

Na teoria, o modelo atual da camisa não poderá ser usado pelos jogadores no dia marcado para a sua estreia: em março, contra a África do Sul, em Johannesburgo.

A inscrição constava no uniforme da seleção desde a Copa de 1982. O modelo com a gola em Y foi desenhado pela multinacional de marketing esportivo para ser usado pela seleção no Mundial do próximo ano.

A exclusão do nome do país não é permitida, segundo o capítulo três do estatuto, que trata dos "símbolos e insígnias" da entidade.

O inciso segundo do artigo oito define os parâmetros do famoso símbolo da CBF e afirma que a palavra "Brasil" tem que figurar na parte inferior "em cor verde e na parte superior o número de estrelas representativa de conquistas de Campeonatos Mundiais".

Segundo a CBF, a retirada do nome do país do uniforme foi decidido preliminarmente pela diretoria da entidade até que os integrantes da assembléia-geral se reunam no Rio em abril para votar a mudança do estatuto.

Apesar do argumento da CBF, uma modificação do documento só pode ser pedido pela presidência da entidade, de acordo com o artigo 40.

Até o momento não há nenhuma reunião agendada para antes do dia do jogo em Johannesburgo.

A Nike, por sua vez, informou que a mudança foi aprovada pela CBF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES