Camisa do Corinthians que homenageia Ayrton Senna polemiza

Primeiro lote de venda da camisa está quase esgotado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo terceiro uniforme do Corinthians – que homenageia Ayrton Senna, um de seus torcedores mais ilustres, e que será usado pela primeira vez nesta sexta-feira, diante do Flamengo, em Itaquera – é um sucesso. Em menos de uma semana, o primeiro lote de venda da camisa preta e dourada, com o autógrafo do piloto no centro, já está perto de se esgotar.

Por causa da fama e adoração do ídolo brasileiro morto em 1994, o lançamento da camisa gerou repercussão internacional e diversos fãs de Senna ao redor do mundo demonstraram interesse em adquiri-la. Mas há um problema: um acordo proíbe que a camisa seja vendida fora do Brasil, o que vem gerando certo incômodo entre clube e o Instituto Ayrton Senna.

As três partes envolvidas (Corinthians, Nike e Ayrton Senna) confirmam que, por causa de um contrato de licenciamento, a camisa não pode ser comercializada no exterior. O clube diz ter feito “todos os esforços” para negociar um novo acordo, o que também agradaria a fornecedora de material esportivo. Mas por enquanto os familiares do ex-piloto se limitam a dizer que “o sucesso desta homenagem chegou de forma impressionante aos fãs no exterior e esta nova possibilidade pode ser estudada no futuro, mas no momento nosso foco é total com a ação no Brasil, que está gerando uma excelente repercussão.”

O departamento de marketing Corinthians vem tentando expandir as vendas de suas camisas em lojas no exterior – até pouco tempo atrás, o único clube sul-americano a expor com frequência suas camisas na Europa era o Boca Juniors, da Argentina. No mês de julho, foram vendidas mais de 400 camisas alvinegras na Inglaterra e mais de 170 na França, informou o clube. Enquanto não entrar em acordo com o Instituto Senna, porém, apenas os modelos 1 e 2, sem nenhuma referência ao piloto, poderão ser comercializados.

A camisa preta com 41 linhas douradas (em referência às cores do carro da Lotus e ao número de vitórias de Senna na Fórmula 1) custa 199,90 reais (modelo de torcedor, mais difícil de encontrar) e 299,90 reais (modelo de jogador, idêntico ao usado pelos atletas). A Nike não revela quantas camisas foram vendidas nem colocadas à venda, mas admite que o “sucesso estrondoso” do modelo vem surpreendendo.

Segundo o Corinthians, logo nos primeiros dias, mais de 25.000 camisas foram vendidas nas lojas oficiais e mais de 60.000 nas parceiras. Segundo dados da Neshoes, empresa que administra o site oficial de vendas Shop Timão, todo o estoque, projetado para um mês, esgotou em apenas três dias, e a camisa já é a segunda mais vendida dentre todas os uniformes de clubes lançados em 2018.

O Corinthians informou que um segundo lote de camisas será enviado na próxima semana. Segundo a Nike, toda a produção já foi feita. A fornecedora, que tem contrato com o Corinthians até 2026, não tem planos de fabricar mais modelos até o momento, mas é possível que a alta demanda modifique sua estratégia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES