Campeonato Brasileiro! Corinthians bate Fluminense por 2 a 1 e empata com rival em pontos na liderança

Com o resultado, o time do Parque São Jorge igualou os 41 pontos dos tricolores, mas não tomou a liderança.

Timão bate o líder Flu | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na primeira "final" do Campeonato Brasileiro, deu Corinthians. Com uma atuação inteligente, aproveitando as chances que teve, o time alvinegro derrotou o líder Fluminense nesta quarta-feira, no Engenhão, e alcançou a equipe carioca na ponta da tabela. Jucilei e Iarley marcaram os gols dos visitantes, enquanto Washington descontou para os anfitriões.

Com o resultado, o time do Parque São Jorge igualou os 41 pontos dos tricolores, mas não tomou a liderança. A equipe de Muricy Ramalho é superior no saldo de gols: 16 a 15. Porém, os paulistas têm um jogo a menos, por causa da partida adiada contra o Vasco que aconteceria em 1º de setembro, dia do centenário corintiano.

A partida começou em ritmo lento, com os dois times se estudando e evitando avançar com muitos jogadores. A primeira chance foi corintiana: aos 4min, Roberto Carlos arriscou chute de longa distância e mandou para fora, sem muito perigo para Fernando Henrique.

A resposta tricolor veio aos 8min. Após linda troca de passes entre Deco e Conca, o luso-brasileiro adiantou a bola na frente e saiu na cara de Júlio César, mas bateu desequilibrado e a bola saiu por cima da meta.

Depois da movimentação inicial, o jogo voltou a ficar cadenciado. Com Valencia e Fernando Bob saindo pouco para o ataque, o Fluminense marcava forte e dificultava as atuações de Elias e Bruno César. A equipe alvinegra fazia as melhores jogadas pelos lados, com as descidas de Alessandro e Roberto Carlos.

Aos 25min, Paulinho apareceu de surpresa na frente, passou por André Luís e bateu forte de pé direito, mas errou o alvo. Depois de um bom início, a dupla de armadores do Fluminense caiu muito de produção. Com Deco apático em campo e Conca tendo dificuldades para se desmarcar, os cariocas foram pouco a pouco cedendo terreno ao time visitante.

O Corinthians voltou a ameaçar aos 36min, quando Bruno César bateu falta e a bola desviou na barreira; na sobra, Paulo André escorou de cabeça para o meio da área, mas não havia nenhum companheiro para aproveitar. A partir daí, os paulistas passaram a trocar passes com precisão, cansando a marcação do Fluminense e mantendo a posse de bola.

O domínio corintiano no final do primeiro tempo foi recompensado aos 44min. Elias dominou na intermediária e levantou a bola na área; ao contrário da defesa paulista - que fez bem a linha de impedimento e deixou Washington em posição irregular por várias vezes - a zaga tricolor vacilou e deixou Jucilei sozinho. O camisa 8 matou no peito e bateu com categoria no canto de Fernando Henrique para abrir o placar.

Muricy Ramalho voltou do intervalo com Rodriguinho no lugar do zagueiro André Luís, dando a Washington um companheiro na frente. A primeira chegada perigosa dos donos da casa foi aos 4min, quando Júlio César arriscou de fora da área e mandou à direita da meta. Na sequência, Rodriguinho saiu frente a frente com o gol e parou em grande defesa do camisa 1 corintiano, perdendo ótima chance de empatar.

Em desvantagem, o Fluminense atacava com muitos jogadores e deixava espaço para o contragolpe do Corinthians, principalmente pelas laterais. Aos 13min, um lance polêmico: Leandro Euzébio recuou para Fernando Henrique e não viu a aproximação de Jucilei; na disputa entre os dois jogadores, o volante alvinegro caiu e ficou pedindo a falta, que seria para cartão vermelho por se tratar de uma situação clara de gol. Porém, o árbitro Carlos Eugênio Simon interpretou o lance como normal.

Os cariocas seguiram no ataque. Aos 15min, Deco conseguiu dar passe para Júlio César mesmo caído, e o lateral bateu cruzado. Porém, Washington não conseguiu alcançar e a bola ficou com o goleiro do Corinthians. Adilson Batista preparou uma substituição para reforçar o meio de campo, com Danilo no lugar de Iarley.

Porém, antes de sair, o atacante ainda teve tempo de ampliar a vantagem dos visitantes. Aos 19min, Elias deu ótimo passe por cima da defesa para Alessandro; o lateral invadiu a área e tocou para o meio, onde Iarley entrou de carrinho para mandar a bola para as redes. Foi a última participação do camisa 21 na partida.

O Fluminense não se abateu com o segundo gol dos paulistas e diminuiu pouco depois, com Washington. Aos 25min, Deco ajeitou bola de cabeça e Rodriguinho bateu cruzado; o camisa 9 apareceu com oportunismo na área e desviou para o gol vazio. Aos 32min, quase o empate: Rodriguinho arrancou pela direita e chutou com força para boa defesa de Júlio César.

Com inteligência, o Corinthians procurou diminuir a velocidade da partida nos últimos minutos, catimbando e valorizando a posse de bola. O Fluminense partiu para o tudo ou nada em busca da igualdade, mas não conseguiu balançar as redes pela segunda vez.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 2 Corinthians

Gols

Fluminense: Washington, aos 25min do 2º tempo

Corinthians: Jucilei, aos 44min do 1º tempo, e Iarley, aos 19min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Melhorou com a entrada de Rodriguinho, quando ganhou um homem a mais para preocupar os zagueiros corintianos

Ponto Forte do Corinthians

Manteve a posse de bola com qualidade e soube administrar a vantagem construída

Ponto Fraco do Fluminense

Atuação abaixo da média de Deco e Conca, principais armadores do time, que sucumbiram à marcação

Ponto Fraco do Corinthians

Defesa vacilou em alguns momentos e sofreu quando teve que lidar com jogadas de velocidade

Personagem do jogo

Jucilei, que teve boa atuação na marcação e abriu o placar com um belo gol

Lance polêmico

Leandro Euzébio pareceu ter feito falta em Jucilei em lance aos 13min do segundo tempo, impedindo o volante corintiano de sair frente a frente com Fernando Henrique

Esquema Tático do Fluminense

3-6-1

Fernando Henrique; Gum, André Luís (Rodriguinho) e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia (Marquinho), Fernando Bob, Deco, Conca e Júlio César (Carlinhos); Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Corinthians

4-4-2

Júlio César; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos (Leandro Castán); Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César (Boquita); Jorge Henrique e Iarley (Danilo). Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos

Fluminense: Valencia

Corinthians: Jucilei, William e Paulo André

Árbitro

Carlos Eugênio Simon (RS)

Local

Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Público

26.126



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES