Campeonato Brasileiro: Em dia de Neymar, Santos vence Avaí por 2 a 1 e vê ponta bem mais perto

Com a vitória, o Santos fica na terceira posição, com 30 pontos em 17 jogos

Avalie a matéria:
Santos vence o Avaí | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com grande atuação e um gol, Neymar empurrou o Santos para a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta, a equipe de Dorival Júnior bateu o Avaí por 2 a 1 na Vila Belmiro e, mesmo sem tanta inspiração, já se vê mais perto do líder Fluminense. O triunfo também vingou a recente eliminação santista na Copa Sul-Americana, justamente diante dos catarinenses.

Com a vitória, o Santos fica na terceira posição, com 30 pontos em 17 jogos, mas com distância mais curta para o líder Fluminense, que empatou com o Palmeiras na quarta-feira. Se vencer o jogo que tem por fazer contra o Internacional, a equipe santista vê o sonho da Tríplice Coroa em melhor condição.

A partida na Vila Belmiro teve como ingrediente o reencontro de Marquinhos com o Avaí, onde foi capitão e é considerado ídolo. Com a bola rolando, porém, brilhou a estrela de Neymar, o único inspirado em dia de atuação apenas morna do Santos. Apesar do bom jogo, o atacante santista sofreu cartão amarelo e desfalca o time domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. No mesmo dia, o Avaí recebe o Atlético-PR atrás da reabilitação após quatro jogos sem vencer.

Vitória santista desde o início

O cronômetro marcava apenas 53 segundos quando o Santos mostrou ao Avaí quem dava as cartas e abriu o placar. Após triangulação rápida com toques de primeira pela direita, Neymar aproveitou sobra da zaga avaiana e encheu o pé, da entrada da grande área, sem chances para o promissor goleiro Renan.

O gol meteórico direcionou todas as outras ações na primeira etapa: preocupado em não ceder contra-ataques, o Avaí não se jogou com tudo à frente, enquanto o Santos esperou o adversário e pareceu satisfeito com a vantagem mínima.

O Santos deu alguns sustos, é verdade: logo após abrir o placar, Edu Dracena resvalou bola cruzada na área por Neymar e por pouco não marcou. O mesmo Neymar reapareceu pouco depois, fazendo linda jogada e passando a bola para Zé Eduardo. Livre, de frente para Renan, ele errou a pontaria e bateu para fora.

O Avaí se ressentia do desfalque dos quatro homens de sua peça ofensiva: Davi, Caio, Robson e Roberto. Desarticulada, a equipe de Antonio Lopes só chegava à frente nos deslocamentos do volante Rudnei, tecnicamente limitado mas vigoroso.

Em 45 minutos, o Avaí acertou um só chute no gol de Rafael. A única chance razoável pintou nos pés de Vandinho, que limpou um marcador na entrada da área e chutou por cima do gol, assustando a Vila Belmiro já nos acréscimos.

Com um Marquinhos sem imaginação e Keirrison em fase tenebrosa, o Santos foi sempre refém da inspiração de Neymar. Antes mesmo do intervalo, ele infernizou tanto a vida do lateral direito Marcos que Antonio Lopes, com medo de perder o atleta por expulsão, resolveu trocá-lo por Emerson Nunes.

Para o início da segunda etapa, Lopes fez mais uma substituição. Atrás de mais força na frente, ele sacou o jovem Cristian, atuando aberto pela direita, e acionou o canhoto Laércio. Marcando mais adiantado, o clube catarinense melhorou na partida e ameaçou o Santos duas vezes antes dos 15 minutos.

Primeiro em cobrança de falta de Vandinho, colocada para escanteio por Rafael, que apareceu muito bem logo depois. Na cobrança, o Rafael do Avaí usou a cabeça e por muito pouco não empatou, exigindo grande defesa do goleiro santista.

Zé Eduardo, que já havia desperdiçado uma boa chance no primeiro tempo e outra logo na volta do intervalo, ficou novamente em boa condição de ampliar a vantagem logo depois da chegada do Avaí à frente. Da entrada da área, ele recebeu só e chutou no alto, longe da meta de Renan.

O Avaí não se abalou e seguiu firme na busca pelo empate. Vandinho recebeu na grande área, girou e acertou a trave santista. Ainda houve tempo para a equipe recolher a bola e cruzar para a área, onde apareceu Rudnei, livre, para finalizar de primeira e assustar mais uma vez.

Desapontado com a produção da equipe, Dorival Júnior fez três trocas quase seguidas para tentar melhorar a parte ofensiva. Entraram Alan Patrick, Zezinho e Marcel nos lugares de Keirrison, Marquinhos e Zé Eduardo.

As substituições surtiram efeito e Marcel, aos 37min, ampliou placar. Após dividida de Durval com o goleiro, a bola encontrou o camisa 18, que bateu no ângulo de Renan.

O Avaí ainda assustou nos minutos finais. Válber driblou Edu Dracena e marcou o gol de honra do time visitante, aos 40min. Na sequência, o Santos recuou e se segurou contra a pressão catarinense.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 1 Avaí

Gols

Santos: Neymar, no 1ºmin do primeiro tempo; e Marcel, aos 37min do segundo tempo

Avaí: Valber, aos 42min do segundo tempo Ponto Forte do Santos

Deslocamentos de Danilo pela direita e as movimentações de Neymar e Zé Eduardo

Ponto Forte do Avaí

Bom posicionamento em campo e o encaixe da marcação

Ponto Fraco do Santos

Lentidão de Keirrison, pouco participativo

Ponto Fraco do Avaí

Poucas conclusões na primeira etapa

Personagem do jogo

Neymar, o dono da partida na Vila Belmiro

Esquema Tático do Santos

4-2-1-3

Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Danilo e Arouca; Marquinhos (Zezinho); Zé Eduardo (Marcel), Keirrison (Alan Patrick) e Neymar

Treinador: Dorival Júnior

Esquema Tático do Avaí

4-2-3-1

Renan; Marcos (Emerson Nunes), Rafael, Emerson e Eltinho; Rudnei e Marcinho Guerreiro; Cristian (Laércio), Jéferson (Leandro Bonfim) e Valber; Vandinho

Treinador: Antonio Lopes

Cartões amarelos

Santos: Neymar

Avaí: Emerson Nunes, Marcos e Jeferson

Árbitro

Carlos Eugênio Simon (RS)

Local

Vila Belmiro, em Santos (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES