Campeonato inglês tem rodada dedicada à população LGBT

Os jogadores serão incentivados a utilizar cadarços coloridos.

Já faz algum tempo que as campanhas de combate ao racismo tornaram-se norma no futebol. No entanto, o esporte mais popular do mundo continua sendo um terreno absolutamente fértil para outras forma de preconceito e exclusão, como o machismo e a homofobia. Por isso vale aplaudir de pé a atitude da Premier League, a liga inglesa de futebol, que dedica toda a rodada deste fim de semana ao apoio aos direitos da população LGBT.

O apoio da Premier League a Rainbow Laces significa que todos os jogos desta rodada do Cameponato Inglês estarão rodeados pelas cores do arco-íris. Seja em flâmulas trocadas pelos capitães das equipes antes das partidas, seja nas placas publicitárias ao redor dos gramados… a causa gay estará em evidência em todas as partidas do campeonato mais rico e popular do planeta. Além disso, como sugere o título da campanha, os jogadores serão incentivados a utilizar cadarços coloridos em suas chuteiras.

Mesmo antes da bola rolar, alguns clubes já se adiantaram e mesclaram o arco-íris aos seus escudos nos perfis do Facebook. Pode parecer um gesto desimportante, mas quando equipes de alcance global como Arsenal e Manchester City manifestam apoio explícito e sem ressalvas à população LGBT, um grande passo é dado. A mensagem é cristalina: a homofobia característica dos estádios de futebol está finalmente sendo vista como algo inaceitável.

“O futebol tem o poder de unir as pessoas de uma forma única e nós acreditamos que não deve haver barreiras para um sentimento de pertencimento ao Arsenal Football Club. Nós sempre insistiremos em criar uma atmosfera inclusiva para os nossos torcedores, funcionários e jogadores – de onde e quem quer que eles sejam”, declarou em comunicado Ivan Gazidis, CEO do clube mais popular de Londres.

Image title

Image title

Fonte: Com informações do Hypeness
logomarca do portal meionorte..com