SEÇÕES

Carlos Arthur Nuzman deixa prisão após conseguir habeas corpus

Ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil foi preso no dia 5

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, saiu da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro, no meio da tarde desta sexta-feira, mais precisamente às 16h28 (horário de Brasília).

O dirigente foi preso pela Polícia Federal no dia 5 de outubro. Quinze dias depois, ele ganha a liberdade após decisão do Superior Tribunal de Justiça, na quinta.

De camisa polo branca e calça preta, Nuzman deixou o presídio a pé, sem falar com a imprensa, entrou e sentou no banco da frente (carona) de um carro, ao lado dos seus advogados, que carregavam sacolas plásticas com seus pertences pessoais. Um grupo de familiares de presidiários, que aguardava o horário da visita, reconheceu o dirigente no momento da saída e fez o coro de "ladrão".

Nesta quinta, o STJ aceitou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Nuzman. A liminar foi analisada na tarde de quinta, em Brasília, e a Sexta Turma do STJ decidiu a favor do dirigente de 75 anos. Foram quatro votos a favor da soltura, enquanto o ministro Antônio Saldanha Palheiro não votou por impedimento.

Nuzman é investigado por organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal nesta quarta. A Justiça, por sua vez, aceitou a denúncia na quinta.

A decisão do STJ chegou ao juiz federal Marcelo Bretas, que assinou o documento para a soltura de Nuzman. Depois, ele passou o documento para a Polícia Federal para, aí sim, ser levado pelo oficial de Justiça ao presídio em Benfica. No local, o alvará de soltura foi analisado, e Nuzman recebeu a liberdade.

O colegiado do STJ considerou a prisão de Nuzman desproporcional às imputações da denúncia do Ministério Público e citou a idade avançada do réu ao deliberar sobre o caso. Assim, a prisão será substituída por medidas cautelares. Dentre elas estão: A entrega do passaporte e proibição de ausentar-se da comarca do Rio, salve-se previamente autorizado; a proibição de qualquer contato com os demais investigados no processo; a proibição e de frequentar as instalações do COB ou do Comitê Rio 2016 e obrigação de se apresentar em juízo mensalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos