CBF cria ferramenta para avaliar rendimento dos jogadores do Brasil

Os jogadores são avaliados dentro de critérios estabelecidos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há duas semanas, a CBF desenvolveu e implantou uma ferramenta que permite a interação entre treinadores e observadores, a sistematização da avaliação de jogadores brasileiros. O programa permite que os observadores da entidade mandem relatórios com análises dos jogos e atletas vistos, para que os técnicos tenham o maior número de informações possíveis na hora de escolher os atletas que irão convocar. Os jogadores são avaliados dentro de critérios estabelecidos previamente, e o programa possibilita a criação de um ranking, com jogadores avaliados nas pontuações A+, A, B e C.

As avaliações serão feitas de maneira contínua por diversos profissionais. Entre eles, os observadores da CBF, Paulo Henrique Xavier, Rodrigo Lameira, Rodrigo Carvalho, Sandro Orlandelli, Thomaz Araújo e Bruno Costa. Os técnicos das seleções sub-20 (Rogério Micale), sub-17 (Carlos Amadeu) e sub-15 (Guilherme Dalla Dea) também farão avaliações sobre os jogadores, assim como seus auxiliares. Serão analisados atletas do sub-15 aos profissionais. Inicialmente, serão analisados apenas jogos no Brasil, mas a ideia é que, no futuro, sejam analisadas as partidas de atletas que atuam no exterior.

"Foi uma ferramenta desenvolvida principalmente para a base, mas depois que nós começamos a desenvolver o conceito, vimos que pode nos auxiliar muito na seleção principal também. Acho que a integração com a base tem que ser feita na seleção brasileira, até porque estamos de passagem e precisamos deixar algo para o futuro da Seleção. E as informações colhidas pelos observadores vão nos ajudar muito no dia a dia, no momento de fazer as convocações", analisa Dunga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES