CBF inclui Supercopa do Brasil no começo do calendário de 2015

Ao ser implantado, o torneio será disputado entre o vencedor do Campeonato Brasileiro e o da Copa do Brasil do ano anterior

O modelo é adotado pelas principais ligas europeias | Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CBF incluiu no projeto do calendário esportivo de 2015 outro troféu, já apelidado de Supercopa do Brasil.

Ao ser implantado, o torneio será disputado entre o vencedor do Campeonato Brasileiro e o da Copa do Brasil do ano anterior, sempre na primeira semana de fevereiro, para abrir a temporada de futebol do país.

Tradicionalmente batizado de Supercopa, o modelo é adotado pelas principais ligas europeias, como a espanhola e a inglesa. No Brasil, ainda não há nome oficial.

A novidade foi apresentada a presidentes de clubes e a jogadores em reunião na semana passada, na sede da CBF, no Rio, da qual participou o Bom Senso F.C., o grupo de jogadores que pede mudanças no calendário do futebol brasileiro.

A ideia não sofre, por ora, resistência de clubes ou de atletas, embora o calendário esportivo venha sendo, nos últimos meses, alvo de críticas devido ao formato, que prevê pré-temporada curta e acúmulo de competições.

Em um ano, um time pode disputar seis torneios: Estadual, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores (ou Sul-Americana), Recopa Sul-Americana e Mundial. A "Supercopa" seria a sétima taça.

campo neutro

O projeto prevê a realização de um ou, no máximo, dois jogos entre os campeões. Poderá acontecer em partidas de ida e de volta, na casa de cada um deles. Mas essa opção é a mais improvável.

Para economizar uma data no calendário, a ideia mais plausível é a de realizar o torneio em partida única. Neste caso, o jogo deve acontecer em um campo neutro.

A segunda proposta ajudaria a viabilizar o plano da atual direção da CBF de dar sobrevida aos estádios da Copa-2014 com chance de se tornarem "elefantes brancos".

Podem abrigar a partida da "Supercopa do Brasil" arenas como as de Manaus, Cuiabá, Brasília ou Natal, que não devem ter alta demanda de público e de jogos importantes depois do Mundial-2014.

O calendário 2015, no qual o Bom Senso pede que haja mudanças significativas, deve ser divulgado somente no segundo semestre de 2014.

Os jogadores pedem, principalmente, 30 dias ininterruptos de férias, entre dezembro e janeiro, e período de ao menos 20 dias de pré-temporada até a Supercopa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES