CBF planeja convocações com 46 jogadores e espera apoio dos clubes

CBF planeja convocações com 46 jogadores e espera apoio dos clubes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 19 de agosto, a seleção brasileira poderá apresentar uma convocação com 46 jogadores. A novidade é fruto da aprovação, por parte da CBF, do plano de organizar amistosos para a equipe olímpica paralelos aos do time principal. A entidade está imbuída em conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e amenizar o fracasso da última Copa do Mundo, quando o Brasil foi goleado por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal.

A seleção olímpica será treinada por Gallo, que arquitetou o novo planejamento ao lado de Dunga e do diretor de seleções Gilmar Rinaldi. A ideia é que essas partidas da equipe sub-23 sejam todas disputadas no Brasil. São vários objetivos: aproveitar os estádios construídos para a Copa do Mundo que têm pouca assiduidade, casos de Cuiabá, Brasília e Manaus, por exemplo. Além disso, criar uma relação estreita entre os jovens convocados e o torcedor do país, e, principalmente, entrosar e dar um padrão ao time que vai jogar pelo ouro inédito. A ideia da CBF é implementar essa "superconvocação" já nesses próximos amistosos.


Enquanto a seleção principal, com Dunga no banco, enfrentar Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos, o time mais novo receberia dois adversários sul-americanos, ainda indefinidos, em território nacional. Rinaldi acha difícil viabilizar rivais para daqui a um mês. Se isso não for possível, os jogos paralelos começariam a acontecer em outubro. Gallo está mais otimista e espera dar o pontapé inicial pela medalha de ouro no início de setembro.- Serão duas convocações e faremos dois jogos.

Os atletas vão se acostumar e queremos usar essas arenas que foram utilizadas na Copa. Para essa primeira convocação devem ser dois adversários sul-americanos - indicou o treinador. Ainda que tudo saia conforme planejado, é certo que a CBF terá problemas com os clubes. Ao contrário das principais ligas pelo mundo, o Campeonato Brasileiro não para nas datas Fifa, reservadas pela entidade para que as seleções nacionais. Há anos, convocações no segundo semestre são extremamente contestadas por comissões técnicas e dirigentes, que se sentem prejudicados por perderem os melhores jogadores em momentos decisivos.

Agora, além de sofrerem desfalques para a seleção principal, a olímpica também deverá tirar atletas dos times. Segundo Gilmar Rinaldi, haverá conversas para alinharem-se aos clubes.- Não queremos prejudicar ninguém, não vai haver nenhum problema desse tipo conosco. Vamos buscar o melhor entendimento - disse o diretor, que não citou nenhum limite de jogadores por equipe para cada convocação. Diante de possíveis reclamações dos europeus, que também cederão jogadores às duas seleções, a CBF pretende rebater com o argumento da data Fifa, que impõe prioridade às equipes nacionais. Gallo espera encontrar respaldo nos clubes. Enquanto prepara o time sub-20 para o Torneio de Cotif, em Valencia, na Espanha, ele faz planos para os próximos meses e até 2015, quando pretende usar as cinco datas da Fifa para fazer 10 jogos com os olímpicos. - Vamos ter a chance de disputar 10 jogos com esses atletas.

Eles não ficarão soltos, nós saberemos o que eles estão fazendo. Vamos trazer esses jogos para o Brasil e fidelizar essa equipe com o torcedor. Ao longo do tempo, Dunga e Gallo provavelmente terão de chegar a acordos sobre a utilização de determinados atletas. Nas Olimpíadas, é permitida a inscrição de três jogadores com mais de 23 anos. A comissão técnica já declarou que Neymar será um deles. Neste primeiro momento, ele jogará na principal. Em algum determinado momento, a prioridade deverá mudar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES