CBJ escolhe os 14 judocas brasileiros para Olimpíada; Sarah Menezes é relacionada

Seleção de judô para os Jogos de Londres foi definida nesta terça-feira

Piauiense Sarah Menezes aparece entre as convocadas | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pautada pela primeira vez no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), a Confederação Brasileira do esporte divulgou, nesta terça-feira, em evento no Aeroporto de Congonhas, os 14 nomes que representarão o País nos Jogos Olímpicos de Londres, disputados entre julho e agosto deste ano.

Inédita também é a participação brasileira em todas as categorias de disputa, comprovando a evolução do esporte em nível internacional. Como líderes de ranking, no entanto, apenas dois brasileiros seguem para a Olimpíada apontados como favoritos nas categorias: Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar.

O judoca assumiu a liderança do ranking na categoria até 81 kg em fevereiro deste ano, quando atingiu 1.390 pontos e ultrapassou o sul-coreano Jae-Bum Kim, com 1.346. A atualização da classificação foi realizada pela FIJ ao fim do GP de Dusseldorf, na Alemanha. Na carreira, Guilheiro acumula duas medalhas olímpicas de bronze conquistadas em Atenas (2004) e Pequim (2008).

Já a gaúcha Mayra Aguiar assumiu a ponta na categoria feminina até 78 kg após vencer o Grand Slam de Paris, também em fevereiro. Aos 20 anos, ela foi a primeira atleta do Brasil a assumir a primeira colocação da lista.

Depois de chegar à capital francesa na terceira posição do ranking, ela passou a somar 1.730 pontos, logo à frente da japonesa Akari Ogata, com 1.610, e da francesa Audrey Tcheumeo, derrotada por ippon pela brasileira na semifinal do Grand Slam de Paris, com 1.470.

O ranking mundial divulgado pela FIJ também contava com mais um capítulo da disputa entre Hugo Pessanha (sétimo) e Tiago Camilo (oitavo), que lutavam pela vaga olímpica na categoria até 90 kg. A definição do GP de Dusseldorf deu a vaga a Camilo, que está confirmado para Londres, quando tentará alcançar o terceiro pódio olímpico.

Recuperado de uma lesão ligamentar no ombro direito, o atleta já foi prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008. Uma nova medalha representaria um feito para Tiago Camilo: o brasileiro somaria a terceira conquista por categoria diferente em Jogos.

Confira a lista de judocas brasileiros para as Olimpíadas de Londres:

Masculino:

Bruno Mendonça

Felipe Kitadai

Leandro Cunha

Leandro Guilheiro

Luciano Correa

Rafael Silva

Tiago Camilo

Feminino:

Sarah Menezes

Érika Miranda

Maria Portela

Maria Suelen

Mariana Silva

Mayra Aguiar

Rafaela Silva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES