Ceará empata com Cruzeiro e evita queda antecipada

O confronto mais “desesperado” da penúltima rodada do Brasileiro, neste domingo, não podia terminar diferente: gols e emoções até o final

Cruzeiro conseguiu a virada com Ortigoza, mas Ceará fez no fim e manteve esperança viva | Jarbas Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O confronto mais "desesperado" da penúltima rodada do Brasileiro, neste domingo, não podia terminar diferente: gols e emoções até o final. Em partida dramática no Estádio Presidente Vargas, o Ceará buscou o empate por 2 a 2 no fim do jogo e continua com esperanças de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, as duas equipes continuam coladas. O Ceará fica na zona de rebaixamento, com 39 pontos, na 17ª colocação, enquanto o Cruzeiro fica em 16º, com 40. Na próxima rodada, o Ceará visita o desinteressado Bahia, enquanto o Cruzeiro tem o clássico mineiro contra o Atlético-MG. Ambos os jogos são às 17h (de Brasília) do próximo domingo.

Antes da partida, as notícias para o técnico Vagner Mancini não poderiam ser melhores. O clube não tinha nenhum jogador suspenso e apenas Wallyson continuava fora de combate por lesão. Com isso, o técnico Vagner Mancini mandou a campo para a decisão a equipe considerada "ideal" para ele.

Já pelo lado do Ceará, as notícias não eram tão animadoras. O principal era o atacante Felipe Azevedo, um dos destaques da equipe nas últimas rodadas, fora por suspensão. Para a vaga dele, o escolhido foi o centroavante Roger. Além do atacante, o zagueiro Diego Sacoman, o volante Rudnei e o lateral Vicente, lesionados, ficaram fora do jogo. Contudo, o treinador Dimas Figueiras contava com a volta do zagueiro Fabrício, que cumpriu suspensão automática.

Primeira etapa: tensão e equilíbrio

O ambiente era de pressão dos torcedores alvinegros, mas quem quase marcou primeiro foi o Cruzeiro. Em um rápido contra-ataque logo no primeiro minuto, o meia Montillo deu um passe perfeito para Diego Renan que, de cara para o goleiro, mandou por cima do gol. A partida era nervosa e o nível de estresse dos jogadores foi mostrado logo aos 4min, quando uma confusão generalizada foi formada no meio-campo.

Aos 8min, o Cruzeiro, melhor em campo, voltou a aparecer no ataque e quase fez após uma bobeada do goleiro Fernando Henrique. Na primeira chegada mais perigosa, o Ceará parou em um milagre de Fabrício. Em meio a uma pressão do clube alvinegro, a bola foi levantada na área para Fabrício, que cabeceou para difícil defesa do goleiro aos 12min.

O ritmo da partida caiu nos minutos seguintes, mas o Cruzeiro novamente perdeu uma chance aos 19min. Montillo foi lançado dentro da área adversária, porém foi travado na hora do chute. No minuto seguinte, entretanto, o Ceará não desperdiçou a oportunidade que teve. O atacante Osvaldo foi lançado, aplicou uma meia-lua no lateral Diego Renan, ficou de frente para o goleiro Fábio e encheu o pé para abrir o placar, colocando fogo no PV.

O Cruzeiro não sentiu a pressão e conseguiu igualar aos 23min. O meia Montillo foi lançado pela direita e cruzou perfeitamente para Anselmo Ramon cabecear para o fundo das redes. A melhor chance da partida, contudo, foi perdida pelos cearenses aos 32min do jogo. Após cobrança de escanteio, a bola foi ajeitada para dentro da área, mas o zagueiro Fabrício, embaixo do gol, furou, dando tempo suficiente para Fábio agarrar. Apesar da melhora dos cearenses antes do intervalo, a equipe não conseguiu criar chances efetivas de fazer o segundo.

Segundo tempo: Ceará busca gol e mantém esperança

A etapa final começou solta, com as duas equipes tentando aproveitar o espaço deixado nas laterais. A primeira chance, entretanto, saiu em uma cobrança de escanteio aos 7min, quando o atacante do Ceará Roger perdeu embaixo do gol após desvio de Fabrício. A torcida começou a pegar no pé do avante e o técnico Dimas Figueiras sacou ele minutos depois para a entrada de Washington. Vagner Mancini também mexeu, colocando Ortigoza no lugar de Anselmo Ramon.

A alteração cruzeirense deu certo e Ortigoza marcou no minuto seguinte após sua entrada. O lateral Marquinhos Paraná recebeu a bola dentro da área, foi até a linha de fundo e cruzou para o paraguaio só tocar para sacramentar a virada. Nas arquibancada, a torcida local sentiu o golpe e silenciou, dando espaço para a festa dos mineiros.

A partir dos 25min, as jogadas e a posse de bola eram dominadas pelos cearenses, que partiram para o tudo ou nada em busca da permanência na primeira divisão. E, finalmente, aos 36min, Fortaleza voltou a explodir. Após um longo lançamento, a bola sobrou para Daniel Marques, que ganhou do zagueiro e tocou na saída de Fábio, colocando fogo na partida e reacendendo as esperanças do Ceará.

O gol foi o bastante para o jogo mudar de cara. Sob o coro da torcida inflamada, a equipe nordestina foi toda pra cima, mas esbarrava em defesas do goleiro Fábio. O empate levou a decisão de qual equipe será rebaixada para a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

CEARÁ 2 x 2 CRUZEIRO

Gols

CEARÁ:

Osvaldo, aos 20min do 1º tempo, Daniel Marques, aos 36min do 2º tempo

CRUZEIRO:

Anselmo Ramon, aos 23min do 1º tempo, Ortigoza, aos 16min do 2º tempo

CEARÁ:Fernando Henrique, Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Michel (Sinho), João Marcos (Leandro Chaves), Juca e Thiago Humberto; Roger (Washington) e Osvaldo

Treinador: Dimas Figueiras

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná (Naldo), Victorino, Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Charles (Everton), Fabrício e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Ortigoza)

Treinador: Vagner Mancini

Cartões amarelos

CEARÁ: Fernando Henrique, Eusébio, Michel, Daniel Marques

CRUZEIRO: Fábio, Charles, Marquinhos Paraná, Montillo

Árbitro

Wilson Luiz Seneme (SP)

Local

Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES