Ceará vence, sai da zona de risco e deixa Avaí em 19ª

Com o resultado, a equipe cearense subiu para a 16ª colocação, agora com 35 pontos

Felipe Azevedo marcou o segundo gol do Ceará na vitória por 2 a 1 contra o Avaí | Antônio C. Mafalda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em duelo da parte inferior da tabela, o Ceará venceu o Avaí por 2 a 1 em pleno Estádio da Ressacada, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe cearense subiu para a 16ª colocação, agora com 35 pontos. Já o time catarinense continua na 19ª posição, com 30 pontos.

A vitória fora de casa, apenas a segunda do time na competição, tirou o Ceará da zona do rebaixamento, empurrando o Cruzeiro, que perdeu de 5 a 1 para o Flamengo, para a 17ª posição. A distância entre os dois clubes é de apenas um ponto, com um confronto direto na 37ª rodada, em Fortaleza.

Na próxima rodada, as duas equipes enfrentam times paulistas. O Ceará recebe o Santos, no Presidente Vargas, no domingo. Já o Avaí encara o São Paulo no Morumbi, no sábado.

O jogo

Com 67 gols contra, o Avaí provou porque tem a pior defesa do campeonato logo aos 3min. O volante Juca aproveitou o espaço livre e chutou. Felipe espalmou para o lado. Aos 5min, o time da casa tramou boa jogada: Robinho passou para Lincoln, que deu um bonito cruzamento para Cléverson. O atacante cabeceou mal e desperdiçou a oportunidade.

Aos 14min, Fernandinho cruzou e Vicente completou para a própria meta; Fernando Henrique salvou o gol contra. No minuto seguinte, o Ceará contra-atacou; Felipe Azevedo partiu e achou Thiago Humberto sozinho. O meia dominou dentro da área e só tirou do goleiro Felipe, abrindo o placar e marcando seu quarto gol no campeonato, aos 15min da etapa inicial.

Mesmo com a vantagem, os visitantes continuaram atacando. Aos 20min, Thiago Humberto recebeu no meio e disparou uma bomba com a direita. A bola ainda desviou no meio e obrigou Felipe a fazer uma excelente defesa.

O Avaí seguiu no ataque, mas esbarrou na falta de qualidade técnica. Aos 23min, Cléverson escapou pela direita, mas cruzou na mão do goleiro. Logo depois, Fernandinho recebeu na esquerda e chutou forte; a bola passou raspando o travessão. Com as duas chances contra, os cearenses começaram a valorizar o toque de bola e as oportunidades para os dois lados escassearam.

Abusando dos erros de passes, os jogadores e o técnico do Avaí receberam vaias da torcida presente na Ressacada. Com a derrota provisória, o time catarinense ficava seis pontos atrás do Cruzeiro, o primeiro fora da zona do rebaixamento.

Com Caique no lugar de Daniel, o Avaí voltou do intervalo buscando marcar um gol rapidamente. Aos 4min, Caique chutou e obrigou Fernando Henrique a fazer uma boa defesa. Um minuto depois, Fernandinho chutou cruzado e Cléverson, sozinho, se esticou todo, mas não conseguiu empurrar para o gol.

Exposto, o time da casa levou novo contra-ataque mortal. Daniel Marques cruzou da direita, a zaga se atrapalhou e a bola sobrou para Felipe Azevedo, que finalizou no canto esquerdo e ampliou para o Ceará. Com a vitória em Santa Catarina e a derrota do Cruzeiro contra o Flamengo, o time nordestino saia da zona de rebaixamento.

Vaiado, o Avaí conseguiu se recompor aos 15min, quando Caique, cruzou com a canhota e William, de cabeça, balançou a rede de Fernando Henrique, diminuindo a vantagem. Aos 18min, o meia Lincoln chutou de longe e o goleiro cearense apenas encaixou. A oportunidade mais clara do time da casa aconteceu aos 25min: Fernandinho disparou pela esquerda e cruzou na cabeça de Cléverson, que tirou demais do goleiro e a bola passou próxima à trave direita.

Aos 39min, Bruno pegou sobra e chutou de longe para fora. Bruno, aos 42min, tentou em novo chute, mas novamente Fernando Henrique impediu. No final da partida, Cléverson cruzou da esquerda e William cabeceou forte. O goleiro do Ceará fez linda defesa e garantiu a vitória que tirou o time da zona do rebaixamento.

Ficha técnica

AVAÍ 1 x 2 CEARÁ

Gols

AVAÍ: William, aos 15min do segundo tempo

CEARÁ: Thiago Humberto, aos 15min do primeiro tempo e Felipe Azevedo aos 12min do segundo tempo

AVAÍ: Felipe; Daniel (Caique), Caçapa, Gian e Fernandinho; Bruno, Pedro Ken (Marcos Paulo), Robinho (Anderson Lessa), Lincoln; Cléverson e William

Treinador: Toninho Cecílio

CEARÁ: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques e Vicente (Edmilson); Juca, João Marcos, Eusébio e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Washington e Felipe Azevedo (Osvaldo)

Treinador: Dimas Filgueiras

Cartões amarelos

AVAÍ: Gian

CEARÁ: Thiago Humberto, Fernando Henrique, Fabrício e Leandro Chaves

Árbitro

Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Local

Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES